VWCO lança ônibus elétrico ainda este ano
A Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia que iníciará a produção de seu ônibus elétrico ainda este ano. O e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende, RJ, e conta com a base de conhecimento acumulada nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery. Os dois veículos, inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no país.
A confirmação ocorreu no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana.
Um ano de testes
“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, diz Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os testes do e-Volksbus começaram em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo apresentado no evento (termina hoje) tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
Até 23 metros
O veículo inclui sistema de frenagem regenerativa, para maximizar a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo. Alem disso, o sistema Eco-Drive Mode, ajusta o consumo de energia do veículo. Outro destaque é a proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. A configuração agiliza a adaptação a diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen, permitindo dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.
13/03/2024