Volvo vende 1.000 caminhões elétricos

Volvo vende 1.000 caminhões elétricos

Um pedido de respeito. É o mínimo que se pode dizer sobre a intenção de compra assinada entre a Holcim e a Volvo Trucks. A Holcim, uma das maiores empresas de construção do mundo assinou documento para compra de 1.000 caminhões elétricos até 2030. Trata-se do maior pedido de caminhões elétricos Volvo da história.

As primeiras 130 unidades serão entregues este ano e em 2024. Com sede na Suíça, a Holcin tem presença em mais de 60 países e conta com cerca de 60 mil funcionários. A empresa traçou um plano com a Volvo Trucks para ter 1.000 caminhões elétricos cobrindo suas operações na Europa até 2030.

Uma parceria de longa data

As 130 unidades dos pesados elétricos Volvo FH e Volvo FM serão entregues em mercados que incluem França, Alemanha, Suíça e Reino Unido no último trimestre de 2023 e ao longo de 2024. O acordo é resultado de uma parceria ampla.

“A colaboração de longo prazo e o forte compromisso em fazer uma diferença real são essenciais para tornar grandes reduções de CO2 uma realidade. Tenho muito orgulho da parceria que desenvolvemos com a Holcim e os resultados que estamos alcançando juntos,” afirma Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Substituição baixará emissões em 50 mil t/ano

“A transição para zero emissões requer profunda colaboração entre as cadeias de valor. Estamos entusiasmados com a parceria com a Volvo em frotas elétricas para a descarbonização de nossas operações de logística na Europa, progredindo em nossa meta em ter 30% de caminhões pesados elétricos até 2030,” diz Jan Jenisch, presidente e CEO da Holcim.

Com a operação de 1.000 caminhões elétricos em substituição a mesma quantidade de caminhões diesel Volvo FH permitirá a empresa economizar até 50 mil toneladas de CO2/ano. Esta redução de CO2 está baseada na Calculadora de Pegada Ambiental (Environmental Footprint Calculator) da Volvo Trucks. A fórmula considera as emissões de CO2 de um caminhão Diesel com peso total de 44 toneladas por 80 mil km.

Metas baseadas em ciência na prática  

Ambas as empresas estão comprometidas com a iniciativa de Metas Baseadas em Ciência (SBTi – Science-Based Targets initiative, que promove ações climáticas ambiciosas na iniciativa privada ao dar bases para metas de redução de emissões baseadas em ciência.

Os indicadores são definidos de acordo com a vanguarda da ciência do clima para alcançar os objetivos do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Mas não é só. Volvo e Holcim são também membros fundadores da FMC – First Movers Coalition, uma coalisão de empresas que usa seu poder de compra para estimular tecnologias limpas e inovadoras em mercados desafiadores.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *