Volvo elétrico já opera em rotas regulares
Volvo anuncia primeiros resultados de testes de caminhões pesados elétricos em operações regulares no Brasil. São as primeiras impressões de uma série de transportadores e operadores logísticos sobre os benefícios que a adoção desse tipo de veículo traz para as empresas.
“Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Testes abrangem diversos segmento de transporte
Segundo Lirmann, além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista. “Eles destacam ainda o excepcional nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da Volvo”, adiciona ele.
As operações ocorrem em vários segmentos e em regiões com diversos relevos e climas no país. É uma excelente forma de detectar os prós e contras desses veículos, de maneira a constatar as demandas específicas de nosso país.
“Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, diz Alan Holzmann, diretor de Estratégia e Planejamento de Produto Caminhões da Volvo.
Autonomia do FM elétricos chega a 300 km
As rotas misturam trechos urbanos e de rodoviários, obedecendo as condições reais das demandas de cada transportador. Os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou destino final. “Colocamos os caminhões à prova nas aplicações típicas em que vão rodar. E eles estão se saindo muito bem”, assegura Marco Mildenberg, gerente de Eletromobilidade da Volvo.
O Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 490 kW ( cerca de 660 cv), com opções de pbtc – peso bruto total combinado, de até 44 toneladas. O veículo pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh).
Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações em regiões metropolitanas e urbanas. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.
Volvo já tem 5 mil caminhões elétricos rodando
O Volvo FM Electric é dotado de freios de regeneração, para recuperação de energia nos momentos de frenagem. O modelo, que tem suspensão a ar em todos os eixos, apresenta baixíssimo nível de ruído, tornando-o uma ótima alternativa para aplicações próximas a áreas residenciais, as zonas de máxima restrição.
Além disso, pela inexistência de emissões de gases, o veículo pode ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. “O Volvo FM Electric é um produto global, com nossa mais alta tecnologia mundial disponível em caminhões 100% elétricos”, diz Holzmann.
A Volvo tem como objetivo de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040 e contabiliza a venda de quase 5.000 caminhões com essa tecnologia em todo o mundo. “O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. Nossa meta são transportes 100% mais seguros, mais produtivos e livres de CO2”, resume Lirmann.