Volvo testa caminhão a celula combustível

Volvo testa caminhão a celula combustível

A Volvo Trucks iniciou os testes de seus caminhões com célula combustível a hidrogênio na Europa, como parte de seu programa de oferecer veículos com zero emissões. Os veículos estão operando nas estradas do norte da Suécia.

Já no ano passado, a Volvo Trucks mostrou seus caminhões elétricos a célula de combustível pela primeira vez. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância.

Agora, esses caminhões estão sendo testados em vias públicas. Mas não numa estrada qualquer: eles rodam acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, num clima extremamente frio, em testes bastante desafiadores.

Testes de alta severidade de clima e topografia

“Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes,” diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks.

“Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno”, comemora.

Alternativa para lugares sem infraestrutura

Os caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio serão uma das melhores opções para rotas de longa distância, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga.

Os veículos com essa tecnologia estarão comercialmente disponíveis na Europa ainda na segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento dessa solução, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Elétricos a bateria disponíveis chegam a seis modelos

Os transportadores ávidos para oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos já produzidos em série.

Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás. 

Hidrogênio verde se tornando realidade

“Precisamos agir agora para frear o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, esperar não é uma opção. Em alguns anos, nossos clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usam duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.

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