A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de produtos ferroviários, fechou contrato para o fornecimento de três trens urbanos do modelo Prosper City para a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí.
As composições têm configurações diferentes, uma com dois vagões e outra com três carros, e operarão no sistema de mobilidade de Teresina, capital do estado. O fato coloca a Companhia como destaque na modernização da mobilidade urbana.
Modernidade
“Com essa iniciativa, ampliamos a nossa atuação no país e reforçamos nossa estratégia de avançar com soluções para os segmentos urbanos de transporte”, observa Petras Amaral, Business Head da Marcopolo Rail.
“Acreditamos fortemente no potencial do segmento metroferroviário brasileiro, que tem totais condições de atender aos deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo versus benefício no médio prazo.”
O VLT Marcopolo
O Prosper City é um trem leve, com embarque em plataforma elevada de 1,10m, desenvolvido pela Marcopolo Rail e fabricado 100% no Brasil. Projetado para atender às necessidades de mobilidade urbana em cidades de médio e grande porte, o modelo combina eficiência operacional, flexibilidade de customização e integração ao ambiente urbano — uma solução moderna, escalável e alinhada às tendências de transporte sustentável.
A composição tem alta capacidade de transporte de passageiros – 560 pax na configuração de três carros. Além disso, o Prosper oferece portas amplas para garantir mais segurança, conforto e fluidez no embarque e desembarque, com foco na experiência do passageiro.
Internacional
Outra característica do veículo é sua ampla área envidraçada, layout do salão de passageiros que pode ser customizado de acordo com cada operação, o Prosper City atende a todas as normas internacionais exigidas para material rodante ferroviário em seu segmento.
Esse projeto demonstra o potencial das soluções brasileiras de mobilidade e reforça a atuação da Marcopolo Rail com novos negócios, no Brasil e na América do Sul. Um exemplo recente foi o fornecimento de trens para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país.
Teresina adota solução ferroviária
