Sinais de recuperação no setor de implementos

Sinais de recuperação no setor de implementos

As vendas de implementos rodoviários em 2022 são consideradas pela Anfir como um sinal de recuperação do setor, apesar das vendas menores em relação a 2021. No ano passado foram produzidas 154.744 unidades, o segundo melhor resultado dos últimos 5 anos, mas 4,87% menor que o total de 2022.

“Pelo segundo ano consecutivo o setor se posicionou em um patamar de negócios acima das 150 mil unidades o que indica consolidação da atividade”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

O melhor ano do período foi 2021, quando os filiados da Anfir registraram 162.674 implementos vendidos. “A diferença de menos de 5% de um ano para o outro é pequena demais para se considerar como queda”, diz Spricigo.

Há de se considerar também, observa ele, que em 2022 aconteceram fatores que refletiram nesse resultado e refletirão em 2023”. Um desses fatores foi a entrada no mercado do 4º Eixo que acabou por ser opção ao bitrem conforme a necessidade dos operadores.

Estabilidade nos leves

Diz ele que esta é uma das razões de que “o menor número de produtos vendidos não significou necessariamente queda nos negócios“, explica o presidente da Anfir. Outro fato a alimentar o otimismo do setor foi a Fenatran.

As 50 empresas do setor produtor de implementos rodoviários presentes ao evento realizaram negócios da ordem de R$ 3,5 bilhões que serão concluídos ao longo dos próximos meses. “As entregas dessas vendas começam agora e atingem também o ano de 2024.

O mercado de pesados, Reboques e Semirreboques encerrou o ano de 2022 com 83.143 unidades comercializadas, uma perda de 8 % em relação às 90.339 anteriores. Queda também no segmento de carrocerias sobre chassis, só que desta vez praticamente residual, apenas 1%. Foram emplacadas 71.601 carrocerias contra as 72.335 do ano anterior.

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