Setor de implementos estável no bimestre

Setor de implementos estável no bimestre

O primeiro bimestre de 2023 fechou com vendas de 22.681 implementos rodoviários, uma queda residual se considerarmos as 22.964 unidades emplacadas no ano passado, ou seja, apenas 283 carrocerias a menos.

“A diferença representa uma fração bem pequena de mercado o que indica certa estabilidade nesse início de ano – avalia José Carlos Spricigo, presidente da Anfir-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários -, as atividades do agronegócio, o maior cliente do nosso setor, estão só no início”.

Por isso, o setor continua atento à previsão da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, para a safra de grãos desse ano é que sejam produzidas 310,6 milhões de toneladas. As maiores culturas brasileiras em área plantada são soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e feijão.

Agronegócio e construção civil

No segmento pesado, de reboques e semirreboques, os modelos basculante, graneleiro e carrega tudo apresentam curva positiva de crescimento e indicam que os segmentos do agronegócio e construção civil seguem aquecidos.

Já no segmento leve, de carrocerias sobre chassis os destaques são os modelos tanque, baú lonado e basculante. Isso coloca em primeiro plano os setores de construção civil e comércio entre mercado de atacado e de varejo.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *