O programa de Serviços Dedicados disponibilizado pela rede de concessionários Mercedes-Benz tem dado excelentes resultados para empresários de transporte de cargas e passageiros da marca. A solução oferece mais comodidade e flexibilidade para os frotistas apresentando aos clientes a alternativa dos Serviços Dedicados dentro de suas próprias empresas.
A atuação da rede vai muito além das oficinas e sugere possibilidades de as empresas aumentarem sua rentabilidade. Os especialistas da Mercedes-Benz analisam o perfil do negócio de cada cliente e sua frota.
Através dessa análise os técnicos sugerem o modelo mais adequado para implantação. Esse pode ser um mecânico fixo integral ou por demanda, uma oficina volante ou uma consultoria dedicada para aquele negócio.
“O conceito é muito simples: ao invés do cliente ir até o concessionário é o concessionário que vai até o cliente”, explica Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Com base nesse modelo inovador de parceria, a frota é gerenciada por quem mais entende de Mercedes-Benz: os profissionais da nossa Rede, que são treinados pela fábrica e especializados em caminhões e ônibus da marca”.
Útil, fácil, rápido e mais barato
Até agora os resultados têm agradado à clientela. A Superior Transportes, da cidade de Serra, na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, há mais de três anos escolheu a modalidade do Mecânico Dedicado. Ou seja, um profissional da Vitória Diesel, concessionário local, trabalha cinco dias da semana na oficina da empresa de transportes rodoviários de cargas em geral e especializadas.


“A matriz da nossa empresa fica a aproximadamente 40 km da Vitória Diesel. Como temos cerca de 130 caminhões extrapesados Mercedes-Benz na frota, entre modelos Actros e Axor, economizamos diesel porque não há deslocamento dos veículos até a oficina do concessionário quando precisamos fazer as manutenções preventivas e corretivas”, afirma Patrick Ewald, gerente de manutenção da Superior Transportes.
“Quem realiza esses serviços na nossa oficina é o Pedro, mecânico da Vitória Diesel, com apoio dos nossos funcionários, o que agiliza a liberação dos caminhões para as nossas operações de transporte e garante disponibilidade da frota. Em média, são cinco veículos a cada dois dias. Quando os reparos são mais complexos, recorremos à estrutura do concessionário.”
Cesta básica fica a disposição
Para agilizar ainda mais a operação, a Superior Transportes mantém um estoque de peças em sua oficina, em parceria com a revenda, que são utilizadas pelo mecânico dedicado e o cliente conforme a necessidade, evitando assim esperas na entrega das principais peças consumidas, o que contribui para o aumento da disponibilidade dos veículos.
Um outro facilitador é o equipamento de diagnose Star Diagnosis Mercedes-Benz, que fica dedicado na empresa para agilizar diagnósticos e resoluções das eventuais falhas técnicas. Esse recurso ainda ajuda a Vitória Diesel a melhorar os serviços de acordo com as necessidades do cliente.
Fleetboard garante a gestão de toda a frota
Para completar, a empresa conta com os serviços de telemetria de fábrica Fleetboard da Mercedes-Benz. Todos os veículos da frota são monitorados remotamente pela Vitória Diesel. Aliás, a Superior é um dos parceiros pioneiros do concessionário no Projeto Conectados, iniciativa inovadora, criada há quatro anos, que virou um case de sucesso no uso dos avançados recursos do Fleetboard.
A equipe da revenda faz o monitoramento e o agendamento ativo de serviço dos caminhões do cliente. Ela identifica a necessidade de manutenção ou reparo, analisa a ocorrência e contata o responsável pela frota para oferecer a melhor solução para cada necessidade.
Os ganhos em eficiência e economia para as empresas de transporte são logo percebidos. Por meio desse serviço, são alcançados redução no consumo de combustível e melhoria na utilização dos freios de serviço, com redução de desgaste das lonas de freio, além de melhoria no estilo de condução segura.
“O Fleetboard é muito bom. Com ele, melhoramos muito o consumo de combustível pela ferramenta de nota dos motoristas. Enviamos instrutores para os que apresentavam nota baixa e todos obtiveram melhora. Também usei essas notas como base para premiar os motoristas e dar-lhes outros incentivos”, observa Ewald. “O monitoramento da Vitória Diesel é diário, estamos sempre em contato e isso facilita a programação de toda a frota.”
São várias as modalidades de serviços dedicados
O Serviço Dedicado possui diferentes modalidades, de acordo com o tamanho da frota, natureza das operações e a estrutura de cada cliente. O Mecânico Dedicado engloba serviços em que o concessionário se desloca até o cliente para realizar o trabalho, com alocação de mecânicos conforme a necessidade.
As vantagens do sistema são claras. Primeiro pela presença de técnicos qualificados e altamente especializados, uma garantia de excelência dos serviços, a padronização nos processos de manutenção, execução das manutenções localmente, minimizando o deslocamento de veículos e aumento da disponibilidade da frota, além de outras.
A modalidade Oficina Volante é indicada especialmente para atendimento de frotas em local remoto, cujos veículos não podem parar de operar ou se locomover até um concessionário para manutenção e reparos.
São serviços de baixa complexidade e/ou concentração de manutenções em períodos pré-programados. Além de evitar o deslocamento do veículo, essa solução reduz o investimento do cliente em oficina própria.
Uma solução para cada necessidade
Já a Consultoria Dedicada é uma solução indicada para clientes que dispõem de oficinas de manutenção estruturadas, mas que necessitam de apoio em diagnóstico ou reparos em serviços de alta complexidade.
Neste caso, o concessionário disponibiliza a expertise dos seus profissionais para melhorar a produtividade da manutenção do cliente. O técnico pode ser contratado por temporada ou demanda, independentemente do volume e tipo de serviço que irá ser realizado, pois faz parte dessa modalidade o apoio técnico e consultivo à equipe de trabalho do cliente. Resultado: melhoria da qualidade e produtividade dos serviços, treinamento “on the job” da equipe técnica e aumento da disponibilidade da frota com manutenção assertiva.