Segurança embarcada tem maior presença

Segurança embarcada tem maior presença

Com o objetivo de contribuir para que o transportador consiga ter uma condução livre de acidentes, a Daimler Trucks investe a um bom tempo em tecnologia avançada na frenagem de seus caminhões e ônibus. Assim veículos das marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e Rizon estão neste rol. O objetivo é equipar 75% dos veículos dessas marcas com tais componentes em 2025 e chegar aos 80% em 2030.

No momento, o grupo comemora o marco de 1 milhão de veículos com sistemas de segurança embarcados ABA. A meta a ser atingida inclui nos veículos sob o guarda-chuva Daimler Trucks sistemas de segurança que ultrapassam as exigências das respectivas legislações, tanto nos parâmetros de desempenho como de aplicação.   

Sistemas de segurança em todas as marcas

A empresa destaca em tal grau a importância da segurança nas estradas e nas vias que essa questão está firmemente estabelecida na sua estratégia de negócios sustentáveis de longo prazo. Dentre as marcas da Daimler Truck, a Mercedes-Benz se destaca por suas conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança.

Vários sistemas avançados e inovadores de segurança são utilizados primeiramente na Mercedes-Benz Trucks e depois sucessivamente oferecidos pelas outras marcas de acordo com a estratégia da sua plataforma global e das demandas de mercado e dos clientes.

Mais de 1 mi de veículos rodam com ABA

No ano passado, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass.

O assistente ativo de frenagem emergencial automático, apresentado pela primeira vez em 2006, tem uma história de sucesso especial. O ABA – Active Brake Assist já foi vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck.

A primeira a instalar ABS nos caminhões

A Daimler Truck, pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança, trabalha no desenvolvimento dessas tecnologias para proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e mais eficientes. Um apoio que melhora a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.

Para chancelar tal preocupação, a companhia instalou diversos sistemas muito antes deles serem exigidos por lei. A Mercedes-Benz Trucks, por exemplo, foi a primeira fabricante a introduzir o sistema ABS anti-bloqueio dos freios nos caminhões em 1981. Já o controle de estabilidade ASR se seguiu, alguns anos depois.

Assistente de faixa de rodagem

Com a chegada do primeiro Actros em 1996, a Mercedes-Benz Trucks novamente estabeleceu o padrão no mercado com o sistema EBS, de frenagem eletrônica. No ano 2000, seguiram-se o assistente de controle de aproximação (Proximity Control Assist) e o assistente de faixa de rolagem (Lane Assistant) como novos sistemas de segurança revolucionários.

Em 2001 foi a vez do ESP – Programa Eletrônico de estabilidade para os caminhões. Em 2002, estrearam na segunda geração do Actros o sistema de ajuda para partida em rampa (Hill holder) e o ABA.

Quinta geração do sistema ABA disponível

O ABA já chegou à sua quinta geração, através da qual um caminhão consegue dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema. Por meio de radar e câmeras, o ABA 5 identifica veículos à frente, pedestres e objetos estáticos e móveis na via.

O sistema agora, além de avisos sonoros e visuais ao motorista, inicia a frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Com essas ferramentas, o ABA reduz o risco de colisões e segura uma drástica diminuição no volume de acidentes e aumentando a disponibilidade do veículo.

Destaques também são o assistente de proteção lateral com função de frenagem autônoma, o Active Sideguard Assist, para proteção de pessoas, ciclistas e desprotegidos em geral, e a segunda geração da MirrorCam, agora com braços mais curtos da câmera.  

Distância de segurança é mantida pelo sistema

O ADA – Active Drive Assist, que permite a condução parcialmente autônoma Nível 2 de um caminhão de produção em série pela primeira vez. Em certas condições, o sistema opcional ajuda ativamente o motorista com orientação no sentido longitudinal e lateral, auxiliando-o a manter automaticamente sua distância, acelerar e dirigir, desde que as condições requeridas pelo sistema sejam cumpridas, como haver raio suficiente na curva ou ainda sinalização claramente visível na pista.

Se o motorista se aproximar demais do veículo à frente, o ADA consegue frear de maneira autônoma o caminhão para manter a distância definida do veículo à frente. Quando a distância do veículo à frente está adequada, o sistema pode acelerar o caminhão, voltando à velocidade ajustada.

Nova geração do ADA detecta problema de saúde

 A última geração do ADA 2, desde junho de 2021, inclui a função de parada de emergência, conseguiu fazer ainda mais: iniciar uma parada de emergência quando detecta que o motorista, durante a viagem, não está mais dirigindo ativamente devido a um problema de saúde.

Assim que o caminhão para o sistema engata automaticamente o novo freio de estacionamento eletrônico. As portas também são destravadas para que os paramédicos ou outros socorristas possam ter acesso direto ao motorista em caso de emergência médica.

Todos esses sistemas de assistência à segurança da Daimler Truck contribuem de forma importante para a prevenção de acidentes. Com essas tecnologias inovadoras, a companhia e suas marcas visam fornecer ao motorista o melhor suporte possível ao conduzir o veículo dentro dos limites do sistema. No entanto, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos.

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