Scania mostra seu autônomo
Além de ressaltar as qualidades e o sucesso de sua Nova Geração, a Scania aproveitou a 27ª Agrishow para apresentar na pratica seus caminhões a biometano e especialmente seu caminhão semiautônomo P 280 B 8×4. Também oferecido na versão 6×4 e 6×4 a gás, o trator eleva a produtividade na colheita de cana e apresenta substancial economia de combustível nessa crítica tarefa.
São várias as vantagens oferecidas pelo modelo semiautônomo, a interferência do motorista só ocorre nas mudanças de fileiras e rumos. O mais importante é que elimina o estresse do condutor, que normalmente nos finais de jornada começa a desalinhar o veículo em relação a colheitadeira e, consequentemente da fieira, a variar a rotação do motor, o que leva a variações do consumo e perda de produtividade.
Combinar as duas tecnologias, então, é o melhor dos mundos para o produtor rural. Ganhos de produtividade com o semiautônomo – também não há o “pisoteio” das mudas – e na economia do custo de consumo de combustível com o caminhão a biogás.
Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania, destaca: “Fazendo as contas e levando-se em consideração que o caminhão a gás registra consumo de 1 m³/km e o consumo do mesmo veículo a diesel é de 1,2 km/l o custo do veículo a gás é 16% menor”. O cálculo levou em conta custo de R$ 5,00/m³ de gás e R$ 7,00/litro do óleo diesel.
Para a Scania o potencial do biogás é gigantesco e estratégico para o Brasil. A capacidade de produção diária pode chegar a 100 milhões de metros cúbicos. “Pode-se dizer que o gás pode substituir 70% do consumo de diesel do país.”
Fabricio Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Brasil, comemora a liderança da Scania no segmento: “Comercializamos 1.007 unidades off Road em 2021 e conquistamos um market share de 40%. Brilharam, na mineração o G540 10×4 HT, maior capacidade de carga disponível e na cana o G540 6×4.”