Scania mostra suas novidades na IAA

Scania mostra suas novidades na IAA

A Scania comparece a maior feira de veículos e tecnologia do transporte, a IAA Transportation, mostrando uma frota de soluções para os transportadores, sempre de olho na rentabilidade de seu negócio e com atenção total à eficiência e produtividade de seus veículos.   

“No Salão Internacional de Veículos Comerciais, a Scania mostra que o nosso nível de ambição é muito alto quando se trata de criar soluções sustentáveis para o ecossistema de transportes”, diz Stefano Fedel, vice-presidente executivo e diretor global de Vendas e Marketing da Scania.

“Nossa paixão por fornecer valor ao cliente nos guia na implementação de soluções de ponta, livres de combustível fóssil, baseadas na modularidade dos produtos e digitalização, que são adequadas para a transformação que o nosso setor está passando atualmente.”

No total, a Scania tem 14 veículos em exibição na parte interna e externa da IAA. Na seção de eletrificação, a empresa exibirá quatro veículos elétricos a bateria (BEV); na parte interna, estará um lançamento recente para o transporte urbano/regional, um ônibus e dois caminhões para transporte urbano.

A extensa linha de veículos exibidos na IAA representa a variedade que a Scania tem a oferecer, que vai além do tipo BEV: oito caminhões ICE, dos quais dois V8, três veículos que possuem o trem de força Scania Super, que a empresa diz ser o mais econômico do setor e um caminhão movido a biometano, apresentando os dois novos motores a gás da Scania.

Na área externa de 800 metros quadrados, a Scania exibe cinco veículos, incluindo um basculante urbano elétrico 4×2 a bateria, com as características de robustez e durabilidade conhecidas do Scania XT, a linha fora de estrada da marca.

Além disso, um XT convencional R 660 com motor V8, um R 560 XT 6×4, de 560 cavalos de potência, além de um cavalo mecânico R 660 V8 para o transporte pesado e um ônibus rodoviário com carroceria Irizar. Por fim, estarão expostos três veículos na parte de testes de direção e condução da IAA: um Scania Super R 500, um veículo elétrico a bateria e um caminhão híbrido versátil.

Motores

A Scania apresenta na IAA Transportation uma série de motores de 13 litros inovadores com capacidade para utilizar biocombustíveis e diesel. A montadora promete uma economia de combustível de 8% para longas distâncias. Esse é o resultado da introdução de novos trens de força, motores, câmbio Opticruise e eixos traseiros.

O desempenho superior vem da nova plataforma do motor, que inclui comando duplo no cabeçote e o Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento.

Os novos motores possuem freio de cabeçote CRB – do inglês Compression Re-lease Brake, opcional, que garante melhor desempenho de frenagem do propulsor. Essa performance é  acompanhada por serviços inteligentes como intervalos de manutenção flexíveis com base na operação real e no Scania ProCare (vigente na Europa) com renovações preventivas de componentes críticos. O desenvolvimento do novo trem de força demandou investimentos de 2 bilhões de Euros.

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Os esforços da engenharia Scania buscaram oferecer aos clientes motores de combustão com mais eficiência energética, capacidade para uso de biocombustível, máxima economia operacional total e redução das emissões de CO2 em um nível totalmente novo.

Fica clara a opção européia pelo padrão de veículo elétrico com autonomia de 500 km e recarregamento o mais rápido possível na configuração 4×2. Um padrão bem distante das nossas condições, onde essa distância é considerada média baixa.

Presente ao evento Silvio Munhoz, diretor Geral das Operações da Scania Brasil, explica que a evolução rápida dos elétricos por lá se dá pela generosidade dos subsídios governamentais. “Os subsídios variam de 6 a 8 mil Euros na média européia e pode chegar a 12 mil Euros na Alemanha”, diz Munhoz.

Além disso, a infraestrutura deve chegar a 1.700 pontos de recarga em 5 anos. Apesar disso, num mercado anual de cerca de 55 mil unidades os elétricos não passam de 2%, enquanto os propelidos a gás chegam a 10%.

“Todo mercado tem que amadurecer -observa Munhoz-, tanto em tecnologia como em infraestrutura. O gás já vem sendo utilizado há 10 anos, os elétricos nos últimos anos e os a células de hidrogênio demandarão 20 anos nesse processo”, calcula ele.

O dirigente também faz um exercício sobre a ascensão dos elétricos. “Será muito bom para o mercado porque na nova matriz os elétricos têm preços três vezes maior que o diesel, o gás tem valor 40% maior que os Euro 5 e os Euros 6 virão com valor 20% maior que os Euro 5.”   

Elétricos

Presente no estande da Scania está a Nova Geração de caminhões BEV, de veículos elétricos a bateria, que oferece cabinas das linhas R e S, com mais espaço, conforto e piso plano para os motoristas e ideal para viagens de longas distâncias.

Os Scania BEV disponibilizam potências de até 624 kWh. Isso significa que um caminhão de 40 toneladas pode alcançar uma autonomia de até 350 km. Juntos, esses números abrem caminho para uma variedade de aplicações para veículos no segmento urbano/regional.

A Nova Geração de caminhões BEV, com emissão zero, com cabinas R ou S, oferece 400 ou 450 kW de potência, suficientes para uma ampla diversidade de aplicações. Desde o transporte regional de longas distâncias, com pbt de 64 t e potência do motor de 450 kW – equivalentes a aproximadamente 610 cv.

A próxima geração de caminhões eletrificados da Scania está disponível para ambos modelos rígidos/plataforma e cavalo mecânico e carreta. Os alcances esperados variam de acordo com o peso, a configuração e topografia.

Uma combinação de cavalo e carreta 4×2 de 40 toneladas com seis baterias pode atingir até 350 km entre cada carregamento, com base em uma velocidade média de 80 km/h nas rodovias. Uma típica combinação “nórdica” de 64 t pode alcançar uma autonomia de aproximadamente 250 quilômetros nas mesmas condições. Na versão rígida a configuração é a 6×2*4.

A capacidade de carregamento das baterias é de até 375 kW, o que significa que uma hora de carga adiciona cerca de 270 a 300 km de alcance, como regra geral. O nível de potência contínua para um Scania 40 R ou S é de 400 kW (equivalente a 560 cavalos), enquanto um Scania 45 R ou S oferece 450 kW (cerca de 610cv). A produção vai começar no quarto trimestre de 2023.

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