Scania mostra os novos off-road XT Super

Scania mostra os novos off-road XT Super

A Scania iniciará 2024 com um novo cavalo mecânico off-road, o Scania XT Super que incorpora um novo trem de força especialmente desenvolvido para as atividades fora de estrada. Para isso, a nova caixa de transmissão Heavy Planetary contribui para otimizar ainda mais o desempenho do veículo.

As novidades não param por aí. O chassi tem os freios CRB e o Scania Retarder de série, opções de eixos e bogies para atender a diversas especificações, além de aumento dos intervalos de manutenção, novas soluções de serviços com o Scania PRO.

Para incrementar a segurança está o Scania Zone, sistema que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais. O objetivo de todas essas melhorias é prover o mercado com uma linha que ofereça ainda mais produtividade, robustez, segurança, economia de combustível em menores ciclos e reduzido custo por tonelada produzida.

Mais robutez, menos peso

“A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8×4 (1999) e 10×4 (2007) do mercado, além de apresentar a primeira linha 100% off-road com a chegada da lei Euro 5, entre 2011 e 2012”, observa Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A nova caixa de câmbio chega para deixar o caminhão mais rápido e robusto. Sua sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), de modelos G25CH e G33CH, tem carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. Estamos lançando as linhas que vão proporcionar a maior produtividade do mercado com o menor custo por tonelada produzida”, especifica Gallao.

Segurança em primeiro lugar

No quesito segurança, um dos mais sensíveis ao setor fora de estrada, a engenharia Scania elevou ao máximo o desempenho desse cavalo mecânico. A montadora incorporou dois freios de ponta como equipamentos de série. O CRB é um freio de liberação de compressão e o auxiliar hidráulico Scania Retarder.

“Essa dupla vai impressionar os motoristas e os clientes. São 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, que representam a maior capacidade de frenagem do mercado. Portanto, o caminhão ficará extremamente seguro”, explica Gallao.

O pacote de segurança inclui ainda airbag frontal e lateral de cortina, pioneiro e exclusivo no mercado, para proteger o condutor em caso de tombamento. Isso sem falar que um bafômetro precisa ser usado para que o veículo permita a partida.

Para todas as operações off-road

“O Scania Super tem uma plataforma verdadeiramente nova e ainda mais moderna, além de um exclusivo e novíssimo trem de força – diz Gallao -. Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que vem entregando tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super.”

Os modelos da nova linha off-road XT Super são oferecidos com cabinas P e G, em alguns casos a R, todos com o pacote XT de itens personalizados para as aplicações fora de estrada. Os motores possuem sistema de injeção XPI e as potências vão de 360 até o topo de linha, o V8 de 660cv, com a tração 10×4.

As outras configurações são a 4×2, 6×4 e 8×4. Os torques máximos vão de 1.700 Nm até os impressionantes 3.300 Nm do motor V8. A linha Euro 6 otimizada apresenta os modelos P 360 (360 cavalos de potência e 1.700Nm de torque, no motor 9 litros, no propulsor de 13 litros caminhões G 450 (450cv e 2.350Nm) e G 500 (500cv e 2.550Nm), além do R 660 V8 de 16 litros.

Já a plataforma Super contempla modelos de 13 litros com o 460 G (460cv de potência e 2.500Nm de torque) e 560 G (560cv e 2.800Nm de torque – o mais alto da categoria), com excelente desempenho já nas baixas rotações. As versões movidas a gás e biometano compõem potências de 280 cavalos e 410cv, e ao longo de 2024 chegarão as novidades de 420cv e 460cv.

97% de diesel utilizável

​O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento.

“Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração anterior”, revela Rodrigo Arita, gerente de Engenharia de Pré-Vendas da Scania Operações Comerciais Brasil.

A linha Super introduz de série uma unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.

“Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, explica Arita.

O top da linha XT off road

No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.

A maior novidade da linha é o modelo 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super, apresentado como a melhor solução para a mineração, que traz ainda mais produtividade com menor tempo de ciclo, menor custo por tonelada produzida, maior economia total operacional e maior capacidade técnica da categoria com pbt de 60 toneladas.

O trator é equipado com a nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades sendo uma Super reduzida Crawler –  que diminui o uso frequente dos freios – e Overdrive. Sua capacidade máxima de tração chega a 210 toneladas.

“Ele, sem dúvida, será nosso campeão de vendas no segmento”, aposta Gallao. “No uso dele na operação serão aliados fundamentais os freios CRB e Scania Retarder juntos de série. Nos testes pré-lançamento, surpreendemos os clientes com o tamanho da segurança a bordo nas mais severas condições na mineração. Estamos orgulhosos de todas as melhorias que estamos trazendo neste novo Heavy Tipper.”

Um 10×4 V8 com 660 cv

Outro destaque para o segmento é o R 660 V8 10X4 XT. Não é um modelo Super, mas é oferecido como a melhor alternativa aos veículos da linha amarela. Ele tem parachoque inteiriço de 150 mm em aço e robusta caixa de câmbio GRSO935R de capacidade elevada de torque.

Tem ainda eixos direcionais com capacidade técnica de 11 t, terceiro eixo direcional com peças modulares, auxiliar de partida em rampa e acessórios que garantem a maior segurança na operação. Sua economia de até 2% no consumo de combustível em comparação à geração anterior o credenciam a obter máxima produtividade e melhor performance com o aumento de velocidade média.

Para completar as credenciais, o R 660 V8 10×4 Ele dispõe do maior peso bruto total (PBT) da categoria de 71t e de eixos traseiros desenvolvidos para a mineração, o RBP900, que oferece 210 t de capacidade máxima de tração.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *