Leoncini deixará Vice-presidência da MBB

Leoncini deixará Vice-presidência da MBB

O que parecia ser mais uma confraternização de final de ano da Mercedes-Benz, revelou-se um evento de revelações de como será gerida a montadora nos próximos anos. Depois de 10 anos à frente da Vice-presidência de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus, Roberto Leoncini deixa o posto e assume posição no Conselheiro dos Negócios da Mercedes-Benz no país.

Diferente da maioria das “vitimas” da lei de aposentadoria compulsória aos 60 anos, a história do executivo com a Mercedes-Benz não se encerra agora. Com uma bagarem arrumada ao longo de uma brilhante carreira, Leoncini vai para o Conselho da empresa. “A partir de agora passo a ganhar para dar os meus pitacos”, brinca ele.

A partir de janeiro as atribuições dele passam a ser divididas entre Jefferson Ferrarez, Vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões, vendas de Caminhões para Overseas e pelo Desenvolvimento da Rede de Concessionários e Walter Barbosa que assume a Vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus. Ambos farão parte do Board da Mercedes-Benz do Brasil.

Carreira de amplo sucesso

“Agradeço ao Roberto por suas excelentes contribuições à Empresa nos últimos anos. Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”, agradece Achim Puchert, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Leoncini iniciou sua carreira como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, à posição de gerente, diretor de vendas e, na sequência, tornou-se responsável pela operação comercial da Scania no Brasil. Em junho de 2014, assumiu a Vice-presidência de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz e a posição de Head de Vendas no Board da empresa na região.

Na Mercedes-Benz, nos últimos 10 anos, teve importante papel para a introdução das famílias Actros e Arocs, de caminhões extrapesados, no mercado brasileiro, pelo lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus, bem como pelo desenvolvimento e constante aprimoramento de todo portfólio de serviços de veículos comerciais, incluindo os digitais.

Cliente em primeiro lugar

Leoncini foi um grande impulsionador da cultura de “Ouvir o Cliente em 1º lugar”, que por consequência, levou ao lema “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, tanto dentro quanto fora da Organização. O foco no cliente, então, irradiou para todos os profissionais da empresa e dos mais de 360 pontos de atendimento da Rede de Concessionários.

O executivo ainda forjou uma série de parcerias de sucesso e inovação via startups. Mais de 1 mil caminhões autônomos Mercedes-Benz foram desenvolvidos junto à Grunner para operação no agronegócio e caminhões autônomos da marca, em parceria com a Lume Robotics, operam em ambiente controlado na fábrica da Ypê, fabricante de produtos de limpeza e higiene.   

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *