Scania lança novo 10×4 XT com 560 cv

Scania lança novo 10×4 XT com 560 cv

Uma grande novidade da Scania foi apresentada na Exposibram 2024, o  caminhão 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super. O estande da marca no Expominas, em Belo Horizonte, mostra também o motor OC 13 para aplicação industrial/geração de energia movido a gás, no evento que termina hoje (12/09).

“Continuamos com uma expectativa muito boa para a Exposibram 2024. O primeiro dia da feira (08/09) comprovou nosso otimismo. O cenário da mineração continua promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas de caminhões. Em parceria com a Casa Scania Itaipu estamos com nossas equipes prontas para fazer muitos negócios”, disse Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A grande novidade da feira é o nosso 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super, que chega com um preço muito competitivo no mercado para ser uma alternativa à linha amarela. Ele oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível. Além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de pbt. Nossas soluções de serviços, alternativas financeiras (Banco, Consórcio e Seguradora Scania) e Scania Locação estão à disposição do cliente”, observa Nucci.  

Nova caixa

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, por sua vez, acrescenta: “A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8×4 (1999) e 10×4 (2007) do mercado”.

Para o executivo, “O novo 10×4 de 560 cavalos traz a nova caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave, de carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior”.

O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT) e uma grande novidade na manutenção com intervalo de troca passando de 500 horas para 750 horas. Um aumento de 50% na disponibilidade do produto”, um grande handicap para o veículo fora de estrada.

Família de peso

Gallao comenta que o desempenho do caminhão é muito bom: “Chama muito a atenção a versatilidade deste motor de 13 litros com torque máximo de 2.800Nm e potência de 560cv, a maior na gama Super, que nos possibilitam oferecer um veículo espetacular para o cliente”.

Outra vantagem é o intercambiamento de peças com o modelo 8×4, que é o campeão de vendas da marca no mercado fora de estrada.

“O veículo 10×4 poderá interessar muito ao cliente tradicional do 8×4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8×4, o 560 cv 10×4 e o 660 cv V8 10×4”, comenta Gallao.

Frenagem

Para situações operacionais especiais, o 10×4 pode ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Nesta versão, ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada de fábrica pela Scania.

O modelo integra a incorporação de dois freios, o CRB – freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022 e foi lançado na gama off-road em dezembro de 2023 – e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – juntos de série.

“Essa dupla impressiona os motoristas e os clientes. Somados, são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, completa Gallao.

Segurança

Com o lançamento, a Scania amplia seu portfólio para as operações fora de estrada de tecnologia Euro 6.

Durante a feira houve ainda o anúncio que o airbag de cortina, pioneiro na marca e exclusivo no mercado, passa a ser de série a partir de agora. Ele é um grande aliado em um possível tombamento lateral ajudando o motorista a ter mais segurança na operação”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.

“O visitante também pode aproveitar nossa promoção de peças originais com descontos de até 60%. Além disso, ainda temos condições especiais para os caminhões.”

Eficiência

Para a Itaipu, concessionária que faz o atendimento, é essencial participar da Exposibram por ser uma das maiores feiras de mineração da América Latina. Ela possibilita enxergar novas tendências, tanto do ponto de vista de novas tecnologias, bem como de novos investimentos.

“Além disso, temos o propósito de reforçar nosso compromisso juntos aos nossos clientes de continuarmos propondo soluções inovadoras e sustentáveis para os seus negócios”, comenta Anderson Wagner, diretor da Itaipu.

A configuração de eixos 10×4 está consolidada no mercado off-road com o maior pbt da categoria com 71 t, maior produtividade e aumento da segurança operacional, além do moderno sistema de conectividade avançada.

Trem de força

“A motorização Super no 560 G 10×4 XT transforma o equipamento como o de maior eficiência energética e menor custo por tonelada transportada. Temos a expectativa de aumento na população de caminhões 10×4, uma vez que o modelo se torna cada vez mais presente nas operações”, assegura Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu.

O conjunto motor, caixa e diferencial do 10 x 4 são 100% novos. O propulsor Super traz aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ​

O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração anterior.

Dupla dosagem

Outro grande benefício é a introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.

Foi possível passar de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado na aplicação.

O sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.

revtransporte

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