IAA 2024] MB eActros 600 em novembro

IAA 2024] MB eActros 600 em novembro

A Daimler Truck promete para novembro o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, cumprindo promessa de focar seus esforços no transporte de longa distância neutro em CO2.  

Na posição de maior destaque do estande da empresa na IAA Transportation, o eActros 600 é o protagonista, pois o transporte de longa distância é responsável, segundo seus técnicos, por dois terços das emissões de carbono no trafego de caminhões.

Com uma capacidade de bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido pela própria montadora, o cavalo mecânico eActros 600 proporciona uma autonomia de 500 quilômetros. Para os padrões europeus essa distância é suficiente para as necessidades.

Até 1.000 km/dia

Todavia, a engenharia da empresa explica que tal autonomia reflete consumo com tração para 40 toneladas de peso bruto total combinado. O rendimento do caminhão pode ir além, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida.

O eActros 600 não raro é capaz de se deslocar mais de 1.000 quilômetros por dia. Esse desempenho é possível com um carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista.

No verão europeu, dois protótipos de produção quase de série participaram de um percurso de teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15 mil quilômetros por 22 países europeus.

10 km/l !!!

Os veículos demonstraram com sucesso a elevada eficiência energética do eActros 600 ao longo do tour europeu. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros. 

Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, totalmente impossível de ser alcançado com um caminhão com motor diesel.

Nas várias etapas do raide, os técnicos dizem que teria sido até mesmo teoricamente possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Em média, foi possível cobrir com a energia recuperada cerca de 25% da energia consumida de tração do eActros 600.

IAA Transportation 2024: a Daimler Truck se concentra no transporte de longa distância neutro em CO2 – início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600 em novembro

Novidades

Paralelamente à apresentação do eActros, a Daimler está lançando a marca TruckCharge para oferece infraestrutura elétrica (e-infrastructure) e sistemas de carregamento de caminhões

Também lá está o novo Fuso New Generation eCanter, um vocacional para o serviço  de coleta de lixo totalmente elétrico. O caminhão Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível de hidrogênio, lançamento do novo Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica aperfeiçoada.

Isso sem falar dos veículos para transporte de passageiros como a estreia mundial do novo ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro K movido à bateria com distância entre eixos mais curta e o novo Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *