Os novos Volvo até 10% mais econômicos

Os novos Volvo até 10% mais econômicos

A Volvo apresentou sua nova linha de caminhões Euro 6, que começará a ser produzida no início do próximo ano. Chegará com seus novos motores D13K, com tecnologia wave, cujo maior predicado é reduzir a injeção de diesel, mantendo o alto desempenho. Garante a engenharia da montadora que a economia varia entre 8%, para as linhas FH, FM e FMX.  

Um novo turbocompressor permite que a apenas 950 rpm o motor atinja seu torque máximo por uma longa faixa plana. Para obedecer à nova norma de emissões, o sistema de pós-tratamento conta com três catalizadores.

No governo deste motor está a caixa automatizada I-Shift de sétima geração com grande rapidez de troca e eficiência garantida coas rotas pré-mapeadas. O aumento da velocidade de resposta é de cerca de 30%, garantia de o caminhão sempre estar no split correto, retirando o máximo de rendimento do motor.

Já na linha VM o destaque é o motor D8K de 6 cilindros e 8 litros nas potências de 290 e 360 cv. O freio motor, para suprir os ganhos, tem freio borboleta com 40% a mais de potência. A transmissão I-Shift é a mesma da linha F, da 7ª geração. Há opção para caixa manual de 9 velocidades ZF.

Na linha VM a economia de combustível chega a até 10%. As soluções encontradas pela engenharia Volvo possibilitam que um VM mixer 8×2 consiga aumentar a capacidade em cerca de 1 m³.

No rol das más notícias, todas essas soluções integradas aos veículos custarão um reajuste de preços ao redor de 20%. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo no Brasil, “o reajuste decorre de uma linha de caminhões totalmente nova e dos ganhos já testados desde o consumo de diesel até a segurança e a diminuição do CTO dos veículos.” 

Cavalcanti, comenta sobre suas expectativas: “Na evolução para a norma Euro 6, não deveremos ver o pré-buy observado na transição entre Euro 3 e Euro 5, além de tudo pela crise de fornecimento de peças que temos constatado, especialmente com os semicondutores”.

O dirigente calcula que um FH, por exemplo, deve ter cerca de 1.500 semicondutores na sua estrutura. Nenhuma montadora, para ele, teve tempo de se armar para atender esse público.

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, comenta: “Os caminhões Volvo Euro 6, de todas as categorias, ganharam em potência e eficiência. As soluções adotadas pela nossa engenharia garantiram economia de até 10% no consumo de diesel e isso deve nos ajudar a manter a liderança de mercado”

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