Novos Volkswagen são 10% mais eficientes

Novos Volkswagen são 10% mais eficientes

Com novas configurações de trem de força, os caminhões Volkswagen estão ainda mais eficientes, seja em performance ou em capacidade de carga útil. Os novos modelos Euro 6 foram desenvolvidos ser 5% mais econômicos no consumo de combustível. E mais, com os novos motores os caminhões são 10% mais eficientes.

A nova linha também é capaz de transportar 10% a mais de carga. Tudo isso para garantir máxima produtividade e rentabilidade ao cliente. E isso sem falar que com a nova norma as emissões de poluentes foram reduzidas drasticamente.

São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação. A escolha do sistema de tratamento de emissões também foi cuidadosamente avaliada para entregar o melhor resultado operacional.

Nos caminhões leves, o Delivery Express e o 6.170, a tração fica por conta do motor FPT desenvolvido com calibração exclusiva pelos engenheiros da VW. Já os veículos de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros, base do consagrado motor utilizado na atual linha Delivery, sucesso de vendas há anos. A linha Constellation contempla o robusto e moderno motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas.

Já no segmento de 18 a 31 toneladas entra o motor MAN D08 de 7 litros, enquanto o motor Cummins de 9 litros está disponível para aplicações de até 53 t. Os extrapesados Meteor utilizam o motor MAN D26, de 13 litros, produzidos no Brasil, adequado para atender aplicações de alta severidade.

Tecnologia de sobra

Na nova linha de caminhões Volkswagen as transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço, antecipando essa tendência para os clientes. A caixa Traxon agora é de série para os Constellation acima de 18 t, além de continuar presente nos extrapesados Meteor.

Para os modelos de 14 a 18 toneladas, o cliente pode optar pela transmissão manual ou automática da ZF de 8 velocidades, exclusivamente para a linha de veículos médios da Volkswagen. Os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de 6 velocidades, com a opção automatizada para os modelos de 9 e 11 toneladas.

A alternativa pelas transmissões automatizadas, por sua vez, permite o uso de tecnologias que facilitam o dia a dia do motorista e proporcionam ainda mais economia e segurança. O controle eletrônico cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais inteligente e eficiente. Já o eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada para economizar.

Os bancos também contam com ajuste de altura, solução que garante maior precisão e auxilia no acesso à cabine por conta da facilidade no retorno à posição inferior. Além disso, passam a contar com novo revestimentos – confortável ao toque – e opção de tecido antibacteriano.

Agora a linha Constellation passa a contar com a opção de suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento para os modelos acima de 18 toneladas.

No VW Constellation com transmissão automática ou automatizada, a alavanca de marcha é mais um destaque: agora está localizada na coluna de direção, permitindo que o motorista troque de marcha sem perder o foco na estrada.

O sistema de direção da nova geração da VWCO também está renovado e oferece 30% menos esforço na condução, bem como uma dirigibilidade mais leve, macia e suave. Além disso, os ajustes de profundidade e altura nas colunas de direção passam a ser de série.

Todas essas inovações são fruto de um estudo de ergonomia minucioso e complexo. A VWCO realizou diversos testes virtuais a fim de garantir o nível máximo de conforto na cabine, de acordo com o perfil físico de motoristas.

Mas as novidades relacionadas à comodidade não param por aí. A nova suspensão dianteira do VW Constellation para os modelos acima de 18 toneladas oferece uma redução do ruído na cabine, maior durabilidade do produto e o aumento na capacidade de carga técnica. Agora, a VWCO também carrega o conceito modular nesses equipamentos, abrindo uma gama de possibilidades quando o assunto é aplicação e facilidade para encontrar novas peças.

No VW Meteor também há o controle eletrônico das suspensões, tecnologia que garante menor consumo de ar, mais conforto e um alto nível de amortecimento nos mais diversos tipos de estradas e vias brasileiras.

Máxima segurança

Um dos compromissos da Volkswagen Caminhões e Ônibus é sempre estar atenta às necessidades de seus clientes e à realidade das estradas brasileiras. Essa dedicação se reflete na segurança dos produtos da nova geração da marca, que contam com ferramentas para garantir a melhor experiência em termos de confiabilidade para o motorista.

É o caso dos itens de segurança ativa, como o controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), um sistema de controle dinâmico que é vinculado aos sistemas de frenagem e de motor. O objetivo é evitar a derrapagem do veículo na pista, mantê-lo estável e diminuir o risco de perda da direção em curvas acentuadas. Segundo o IIHS, instituto americano de segurança automotiva, o ESC já ajudou a prevenir 43% dos acidentes fatais nas estradas.

As evoluções dos produtos da VWCO vão além: o sistema de assistência de partida em rampa (HSA, da sigla em inglês) é outro mecanismo com essa característica. Durante a subida de rampas íngremes, o motorista tem disponível a função de auxílio à partida em rampa com a aplicação dos freios automaticamente, evitando a rolagem do veículo. Isso acontece graças ao novo sistema de freio e ao inclinômetro – integrado à unidade lógica central.

O controle de tração ATC também é mais uma inovação. Os sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até a recuperação total da capacidade de tração e o controle do movimento.

A nova linha também é sinônimo de robustez quando o assunto são os itens de tecnologia passiva. O cinto de segurança agora está integrado ao banco, mantendo todo o tronco do operador imobilizado em caso de fortes impactos.

Outra novidade é a regulagem dos faróis, que permite o direcionamento do feixe de luz para o melhor ponto da estrada e possibilita maior visibilidade das vias. A redução no nível de ruídos pelo acionamento dos freios é mais um benefício do novo portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus: os veículos estão ainda mais silenciosos, permitindo que o motorista tenha mais foco no que acontece fora da cabine.

Os novos itens de segurança da VWCO encararam os mais diversos tipos de testes para ter sua eficiência e confiabilidade comprovada em qualquer condição. Além disso, pela primeira vez, todos os aparatos foram desenvolvidos no Brasil, com foco nas especificidades das estradas brasileiras.

Os novos Volkswagen trarão também, a partir do segundo semestre de 2023, um painel de instrumentos com versão digital de 10 polegadas, agregando inteligência, rapidez e personalização da experiência do motorista no volante.

Nesta versão digital, será possível definir as informações que aparecem no painel para o motorista, como autonomia, pressão e nível de óleo, econômetro, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível e dados sobre a viagem.

Conforto foi prioridade

O painel analógico também está reformulado com novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades. Ambas as opções de painel contam com uma ferramenta na qual o motorista do veículo é avaliado e pontuado de acordo com seu desempenho, além de receber recomendações para aprimorar sua condução.

A partir do segundo semestre de 2023 uma nova central multimidia será opcional, com tela de 7 polegadas, bluetooth ou USB, assistente de voz e muito mais. Para ampliar ainda mais o conforto do motorista o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

Os novos veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus foram equipados com mais de 70 novas funções eletrônicas no painel analógico e chegam a 80 novidades no digital, bem como aproximadamente 300 mil linhas de programação para viabilizar o funcionamento de toda a tecnologia desenvolvida pelo time de engenharia da montadora.

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