Uma das grandes novidades que você conhecerá na abertura da Fenatran 2024, na próxima semana, será a nova linha de leves e médios Accelo da Mercedes-Benz. Agora com linhas arredondadas e visual vintage, a nova linha oferece opções de 9, 11 e 14 toneladas, entrando assim para a categoria de médios com 11 t de pbt.
A novas alternativas incluem os modelos Accelo: 917, 1117 e 1417 6×2 com faixas de 9, 11 e 14 toneladas de pbt. Será sem dúvidas o polo das atenções, pois combina desenho ao mesmo tempo futurista e moderno, tendo como base os novos Actros L e eActros da Mercedes-Benz alemão apresentados na IAA Transportation deste ano.
E não é só isso, a versão 6×2, o Accelo 1417 oferece a maior capacidade de carga da linha, com 600 quilos a mais que o concorrente.
Conjunto óptico em LED aumenta a segurança pela maior eficiência de iluminação, além de assegurar maior vida útil e diminuir a necessidade de manutenção. Já a nova parametrização do motor e do sistema de pós-tratamento permite até 3% de economia no consumo de combustível. Com novas transmissões manuais e automatizadas, para atender variadas aplicações, tem como destaque a G90 PowerShift de 3ª geração.
Estes veículos, que também operam em curtas distâncias rodoviárias intermunicipais e nas zonas rurais, são sucessores de caminhões Mercedes-Benz clássicos do país, como o L 608 e o 710, os “Mercedinhos”, historicamente muito admirados por frotistas, autônomos e motoristas.
Nova fase
“O Accelo mudou totalmente, chegando com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.


“Essa robusta renovação coincide com a recente marca de 20 anos de sucesso dessa família de caminhões no mercado brasileiro. Um campeão de vendas da Mercedes-Benz, com mais de 96.000 unidades emplacadas neste período. E ainda nesse mês, a família Accelo deve atingir a marca de 100 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Motivo de grande orgulho para nós”.
Com maior capacidade de carga, a nova linha Accelo entregará aos clientes mais capacidade de carga, oferecendo ganhos de até 1,2 tonelada de capacidade líquida. “O lançamento do 1117 marca ainda a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 t de pbt.
“O Accelo 1417, por sua vez, com pbt de 14 t, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente”, diz Ferrarez. “Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa.”
Ou seja, oferece a economia e o baixo custo de um caminhão leve. Agora, o veículo pode receber tanques de água e de combustível maiores, de até 10 mil litros, facilitando a operação dos clientes na logística urbana.
Os modelos 1117 e 1417 são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados, distribuição de bebidas, líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra, cimento e muitas outras.
Um importante diferencial do Accelo é a maior plataforma de carga do mercado, até 40 centímetros maior que os concorrentes. Também permite carroçarias de até 6,90 metros nas versões 4×2 e de até 8,30 metros nas 6×2.
O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.
Visual será comum
O visual é clean e a grade dianteira preta reforça a tradição e a confiança que a marca conquistou no Brasil. A engenharia da empresa juntou a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o passado de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.
O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso, se tornando mais resistente. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
O para-choque de plástico, com reforço estrutural em aço, é tripartido, a fim de facilitar e baratear a eventual manutenção. Além disso, estará disponível em duas versões, bodycolor ou selfcolor, de acordo com o desejo do cliente.
O conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente, além de contar com a posição mais elevada.
“É importante destacar que o novo Accelo não segue as linhas de design de seus irmãos maiores rodoviários e pesados do Brasil”, afirma Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Ele é um caminhão urbano, de rua, que socializa com as pessoas e as comunidades, levando produtos na casa dos consumidores. Vai também aos diversos pontos de comércio e centrais de abastecimento, como vai ao campo buscar a produção de hortifrutis e faz o transporte entre cidades. Por isso, precisa ser amigável com o ambiente onde opera e com as pessoas. O novo visual clean e moderno do Accelo reforça esse compromisso e certamente vai encantar quem se deparar com ele.”
Manual ou automatizada
A nova linha vem equipada com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 924 LA. Mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Um motor robusto e resistente, também aplicado no Atego de 17 toneladas de pbt.
“A novidade desse motor é o novo mapa de injeção de combustível, com otimização do gerenciamento térmico, da válvula EGF e do sistema de pós-tratamento – adiciona Andrade -. Como resultado, há um ganho de até 3% de economia de combustível, dependo da aplicação”.
As novas transmissões manuais Eaton e as automatizadas Mercedes-Benz proporcionam mais eficiência e desempenho para diversas aplicações. O câmbio automatizado MB G 90 PowerShift da 3ª geração, de 6 velocidades, se destaca pela robustez e melhor escalonamento de marchas, um item opcional para os modelos 1117 e 1417. Os câmbios são de série, com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.
Suspensão robusta
Os eixos e suspensões foram redesenhados para as novas capacidades de carga, aumentando a robustez e a confiabilidade dos caminhões. As molas dianteiras e traseiras estão mais espessas e ganharam uma resistência cerca de 12% maior, além de mais rigidez, aumentando assim a robustez e mantendo um excelente nível de conforto ao veículo. As molas traseiras ganharam também uma otimização com a eliminação de alguns pads elásticos, diminuindo assim itens de desgaste.
Os novos amortecedores dianteiros são mais reforçados e foram recalibrados, assegurando assim a estabilidade e a capacidade de absorção das irregularidades das pistas. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também foram reforçadas, aumentado o seu diâmetro de 34 para 38 mm, garantindo a estabilidade e a robustez do conjunto.
Os eixos dianteiros e traseiros foram redesenhados para as novas capacidades de carga, aumentando assim a robustez e a confiabilidade dos caminhões. O eixo dianteiro VL2 é de nova geração, com rolamento compacto isento de manutenção. O pino do cubo de roda é cilíndrico, em lugar da versão cônica anterior. Essa nova construção otimizada garante uma maior capacidade de carga, de 3,6 toneladas (3,2 toneladas no modelo anterior), sendo isenta de manutenção, o que diminui o custo de operação do veículo.
O eixo traseiro R325 mantém a construção em carcaça de aço estampado com porta para o diferencial, garantindo grande robustez e facilidade de manutenção. A versão para o 1117 teve seus componentes internos da ponteira e cubo de rodas reforçados para o aumento de capacidade de carga técnica para 7,1 toneladas (antes o máximo era de 6,4 toneladas). Os três modelos Accelo podem ser equipados com bloqueio de diferencial.