Na liderança dos pesados e semipesados

Na liderança dos pesados e semipesados

A Volvo dobrou a dose com seu desempenho de vendas em 2022. Entre os caminhões pesados o cavalo mecânico FH 540 teve 8.317 unidades emplacadas, enquanto a comercialização total chegou a 24.093 caminhões comercializados acima de 16 toneladas.

A participação da marca no segmento de pesados, com suas 18.747 unidades vendidas, alcançou 29%. A surpresa ficou por conta do VM 270, o semipesado da marca, pela primeira vez o mais vendido da categoria. No consolidado o market share alcançou 24,6%.

“Este é um feito inédito para a Volvo. Pela primeira vez somos líderes na soma dos segmentos em que atuamos. Isso mostra nossa consistência em pesados e nosso crescimento contínuo em semipesados”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo.

A marca emplacou 5.346 caminhões semipesados no ano passado, 39% a mais que no exercício anterior, e conquistou inéditos 16,3% de participação no segmento.

Cidade e campo

O grande destaque, sem dúvidas, foi o pesado Volvo FH 540 lidera os emplacamentos totais de caminhões no País, com volumes acima até mesmo de modelos leves e médios. Segundo a montadora, considerando somente o ranking dos pesados, esta é a décima vez que o FH ocupa o topo da lista.

“O alto profissionalismo dos transportadores, que buscam veículos econômicos, robustos e com alta disponibilidade, faz do Volvo FH o líder em vendas. É um caminhão muito avançado e seguro, que dá grande retorno em produtividade em qualquer operação de transporte”, explica Cavalcanti.

Também entre os semipesados a Volvo merece distinção. O modelo VM 270 pela primeira vez liderou os emplacamentos em sua categoria, com 4.732 unidades. Sua configuração mais vendida foi a 6×2 com chassi rígido, configuração que permite grande variedade de implementações, desde aplicações de distribuição urbana até rodoviárias de média distância.

“A versatilidade sempre foi uma característica da linha Volvo VM, que vem crescendo consistentemente na preferência do mercado, ano após ano. Em 2022, atingimos nossa maior participação neste que é um dos segmentos mais disputados no mercado brasileiro de caminhões”, comemora Cavalcanti.

Motor próprio no VM

O dirigente aposta suas fichas com ainda maior confiança nos novos Volvo Euro 6, que começam a ser montados este mês. O lastro está na tecnologia aplicada e a garantia de um consumo de combustível entre 8 a 10% menor, dependendo do tipo de caminhão e sua aplicação.

A confiança vem do novo trem de força e sistemas de tratamento em todas as linhas. Na linha F, o turbo compressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo e rotações menores. O VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores da linha F.

Já na linha VM o motor é totalmente novo, com potências maiores e fabricado pela própria Volvo. Os novos caminhões estão equipados com a caixa I-Shift de 7ª geração, com aprimoramentos que tornaram as trocas de marcha 30% mais rápidas. Essa condição amplia a eficiência de condução pelo motorista.

Segurança ampliada

Outro ponto não esquecido foi a segurança operacional. A lista de itens de segurança de série do FH Euro 6 está ainda maior: inclui freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS.

Importante destacar que a nova linha de caminhões Volvo FH, FM e FMX é equipada com o I-See pré-mapeado, tecnologia que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas automaticamente. Resultado: melhor desempenho e consumo mínimo de combustível.

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