Mercedes-Benz lança o eActros 600

Mercedes-Benz lança o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks revelou hoje o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias. A companhia planeja definir um novo padrão no transporte rodoviário de cargas em termos de tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade para os operadores de frotas elétricas.

O elétrico da Mercedes-Benz chega com uma potência de bateria de 600 kWh e novo eixo motriz elétrico, que permitem uma autonomia de 500 km. Assim, o eActros será capaz de rodar mais de 1.000 km/dia, graças recargas intermediárias durante as pausas regulamentadas dos motoristas ao longo dos tempos de viagem.     

Atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo. Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é vital para tornar o caminhão elétrico viável ao transporte de longa distância.

Podem rodar 1.000 km por dia  

Além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá cargas de Megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600. De qualquer forma, os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse fim. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.

O veículo tem pbt de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 toneladas. Em alguns casos, legislações nacionais podem permitir uma carga útil mais elevada.

Para melhorar a rentabilidade dos frotistas, o eActros 600 pretende estabelecer novos padrões, substituindo, a longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel nesse segmento. O objetivo da marca para o transporte elétrico a bateria de longas distâncias é oferecer aos clientes uma solução completa que envolva tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carga e serviços.

As vendas do caminhão começam este ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024. Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600, oferecendo aos clientes mais possibilidades de aplicação para o transporte totalmente elétrico. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes.

Rentabilidade para o frotista

“O eActros 600 representa a transformação do transporte rodoviário de mercadorias para a neutralidade de CO2 como nenhum outro caminhão com a estrela de três pontas – afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks – Ele caracteriza-se por uma tecnologia de tração elétrica altamente inovadora, que pode oferecer aos nossos clientes uma eficiência energética alta e mais rentabilidade, o que torna a entrada na mobilidade elétrica ainda mais atraente”.

A rentabilidade para os operadores de caminhões elétricos em comparação com os de modelos a diesel depende da região de atuação, principalmente levando-se em conta o valor da eletricidade e do diesel. Em países com muita movimentação, como França e Alemanha, o preço baixo da eletricidade em conjunto com um custeamento planejado para caminhões a diesel gera um efeito positivo nos custos operacionais de caminhões elétricos.

O eActros 600 pode ser mais rentável do que um caminhão a diesel para longas distâncias levando-se em conta o período médio de manutenção do veículo (aproximadamente cinco anos) ou após atingir a marca de cerca de 600 mil quilômetros, apesar de seu preço de aquisição ser duas a duas vezes e meia superior ao valor de um caminhão equivalente a diesel. O subsídio do governo para caminhões elétricos e infraestrutura de recarga também é fundamental para o crescimento do segmento.

Emissão de CO2 pode ser 80% menor

O eActros 600 conta com três baterias, cada uma com 207 kWh, somando uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias têm como base a tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil.

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros a diesel para longas distâncias. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação.

Após esse período de uso, o estado de utilização da bateria ainda deve ser superior a 80%. Além disso, em contraste com outras tecnologias de células de bateria, aproximadamente 95% da capacidade instalada pode ser usada com a tecnologia LFP.

Inovação chega ao sistema de tração

O veículo usa um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW, o que garante uma aceleração potente e elevados níveis de conforto e dinâmica de condução.

No eActros 600, a energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. A recuperação coloca menos pressão nos freios do caminhão, gerando um efeito positivo. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes.

A condução com um pedal também pode ser opcionalmente ativada via touchscreen no painel digital – ou seja, desaceleração por meio de recuperação, com acionamento reduzido do freio mecânico.

Outra vantagem do eActros 600 é o piloto automático e controle de transmissão preditivo de condução, especialmente ajustado ao sistema de acionamento elétrico. O controle antecipado do trem de força leva em conta a topografia, o percurso da estrada e a sinalização de trânsito, visando um estilo de condução mais eficiente.

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