Manaus testa 1º ônibus elétrico a bateria
O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. O veículo, produzido pela Eletra, começou a circular neste início de mês de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas ao centro da cidade.
“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas.
“Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”.
Estado adquire 105 ônibus Mercedes-Benz para renovação
O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Para isso, as empresas da região compraram 125 ônibus Mercedes-Benz, aquisições realizadas pela Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro.
São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais OF 1726 L e OF 1721 de alta capacidade, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).
Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca em dois anos. Unidades comercializadas pelo concessionário Mardisa.
Benefícios para usuários e empresas de transporte
“Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Isso traz benefícios para os usuários do transporte coletivo urbano, assim como para a sociedade e o meio ambiente”, observa ele. O executivo destaca o sucesso do O 500 Super Padron em Manaus, com 50 unidades em dois anos.
“A demonstração desse ônibus na cidade no começo do ano passado e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras foram de extrema importância para que os clientes locais pudessem constatar, na prática, tudo aquilo que apresentamos como diferenciais do produto”, ressalta Walter.
Chassi tem grande capacidade, motor traseiro ajuda
“Temos muito valor a agregar ao dia a dia das empresas, seja em desempenho e economia operacional dos ônibus, em capacidade de transporte e em conforto e segurança para passageiros e motoristas.”
César Tadeu Teixeira também destaca o sucesso desse O 500 na capital amazonense. “O Super Padron substitui o articulado tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, o que nos garante produtividade e melhor custo operacional, especialmente nos corredores do sistema”, explica.
A frota de Manaus hoje chega a 1.140 coletivos operantes, operando em 219 linhas. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
Chassi tem suspensão pneumática Mercedes-Benz
A carroçaria é a Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar-condicionado, assegurando alto padrão de conforto para os usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.
A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz – com diversos modelos urbanos e rodoviários das famílias LO, OF e O 500 – se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao P7 (Euro 5).
As emissões de Nox e particulados despencaram
O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões.
Em comparação com o volume de emissões de Óxidos de Nitrogênio (Nox) que um veículo emitia em 1990, durante o Proconve 2, era 55 vezes maior que o veículo atual. Se considerarmos o Material Particulado, apenas um veículo da época emitia o que hoje emitem nada menos que 135 chassis P8.
As vantagens do Super Padron 4×2
O Mercedes-Benz O 500 M Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 m, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Ou seja, pode transportar o mesmo número de pessoas que um modelo 6×2 de 15 metros.
O veículo pode ainda receber carroçarias com até 5 portas (3 à direita do motorista e 2 à esquerda) e, devido ao motor traseiro, tem um ganho de espaço na dianteira interna do ônibus. Espaço precioso na hora do embarque e desembarque de passageiros.
Outra vantagem do Super Padron 4×2 é ele ter um eixo a menos em relação aos concorrentes 6×2. Isso significa melhor relação peso/potência, menor custo de manutenção e de reposição de peças. O, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus.
Outro diferencial do Super Padron Mercedes-Benz é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife 6 AP1200B de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. Entre outros predicados ainda, o veículo produz menor arrasto e a suspensão é totalmente pneumática.