Laad 2023 tem presença do Grupo Iveco
Até sábado funciona a LAAD 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança, principal evento do segmento na América Latina. Um dos estandes mais impactantes da exposição é o da IDV, do Iveco Group, que nela produz os veículos de defesa da marca.
Modelos como o Guarani 6×6 UT30, Guarani 6×6 Export e o LMV 4×4 Remax estarão no estande da marca, assim como um mock-up do Centauro 2 8×8 em parceria com CIO.
De blindados leves até transportadores 8 x 8
O portfólio da IDV conta com viaturas Blindadas, Multitarefas, Táticas e Logísticas para atender às demandas de clientes em todo o mundo. A empresa desenvolve e produz os veículos nas instalações de Bolzano, no norte da Itália, em outros países da Europa e no Complexo Industrial da marca em Sete Lagoas, MG.
A presença da IDV no Rio Centro, Rio de Janeiro, até dia 15, tem por objetivo mostrar a tecnologia e a robustez dos produtos, além do suporte que a marca fornece aos clientes. O Brasil e a América Latina são estratégicos para a operação global da IDV. A parceria com o Exército Brasileiro, por exemplo, demonstra o potencial de expansão da marca na região.
Os veículos expostos pela IDV
Para produzir cada Guarani são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, o blindado integra sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica. Isso dificulta a localização por inimigos.
A plataforma do blindado pode ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, entre elas viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância. A motorização fica a cargo do Cursor 9 Euro 3 (por questões estratégicas) com 380 cv de potência.
Veículo para transporte de tropas
Já o tático LMV-BR foi desenvolvido para missões especiais com alto nível de proteção balística e antiminas. É uma viatura blindada leve multitarefas 4 x 4 todo terreno e que oferece grande autonomia.
O veículo já foi adotado por países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já esteve em campo em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.
O LMV-BR proporciona desempenho, confiabilidade e maior conforto da tripulação em sua função mais valiosa: transportar a tropa com rapidez e segurança em qualquer tipo de missão. A geração atual do LMV tem um motor de até 220 cv de potência, da FPT Industrial, e transmissão automática.
Blindado 8 x 8 com alto poder de fogo
Já o Centauro 2 é uma viatura desenvolvida pelo Corsórcio CIO – Iveco-Oto Melara, e a também italiana Leonardo. O veículo é uma viatura blindada 8×8 com sistema de armas principal equipado com um canhão de calibre de 120 mm.
O Centauro é utilizado para missões de reconhecimento e tem capacidade de fogo para enfrentar carros de combate pesados. O motor é um Vector V8 20 litros com 750cv e a transmissão é uma automática de velocidades.