Iveco já entrega Daily com caixa automática
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Os segmentos de distribuição urbana, e-commerce e última milha passam a usufruir da Daily Hi-Matic a partir de hoje. As vendas iniciaram em novembro, mas as entregas aos frotista chegam agora. Com motor de 180 cv governado por uma caixa automática de oito marchas, o chassi cabina 35-180 promete um aumento de produtividade de até 10%, dependendo do tipo de aplicação.
Isso significa um ganho de um veículo para cada dez unidades em operação. Esse handicap é o resultado da atuação da transmissão ZF-8HP que, além disso, realiza trocas em apenas 2 milésimos de segundo. Ou seja, uma relação muito mais rápida que um master driver.
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Os números foram constatados depois de mais de 500 mil km de testes realizados em pista de provas, bancadas e em clientes de todo o país. O Hi-Matic é capaz de vencer rampas de até 35%, pendente raramente alcançada no país, mesmo em cidades de trânsito severo como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, entre muitas outras.
Três modos de direção
“A Iveco dá um novo passo para atender ainda melhor seus clientes – diz Marcus Souza, diretor de Marketing América Latina da Iveco -. Desde seu lançamento em 2000 o veículo tem sido pioneiro. Em 2021, por exemplo, foi o primeiro Euro 6 a operar no país.”
O objetivo da Iveco é prover o mercado de um chassi cabina, com capacidade de carga de 3,5 a 7,0 toneladas, que ofereça ao mercado o menor CTO possível. Para isso, a nova caixa oferece três modos de direção: a Eco Power, o de Movimentação Automática e o Manual.
Carlos Tavares, diretor de Marketing da Iveco Brasil, destaca: “Por sempre estar à frente em tecnologia, a Daily é a líder de mercado há 10 anos e hoje chega a um market share de 36,2%, além de apresentar um crescimento de 65% nos últimos quatro anos.
Versão é 7,5% mais cara
A Daily também caiu nas graças do empresariado de transporte graças à configuração com chassi, muito mais parruda que as opções com base monobloco, para o severo dia a dia das operações típicas de para e anda em topografias quase sempre severas.
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Tavares adianta que o Hi-Matic será 7,5% mais caro que a versão manual. Isso deve ser compensado pelo menor custo operacional por quilômetro e o aumento de produtividade dos motoristas, que conseguem atender a mais pontos no mesmo espaço de tempo. Na prática, o Daily chassi cabina manual tem preço de R$ 280 mil, enquanto o Hi-Matic tem preço sugerido de R$ 300 a 310 mil.
Outro predicado da Hi-Matic é que o frotista passa a depender menos da qualidade de seus motoristas pela interferência da caixa. Assim, naturalmente, virão a diminuição do consumo de combustível e a reposição de peças. E é bom lembrar que a transmissão também proporciona maior durabilidade aos pneus, o segundo item mais importante dos custos variáveis.
Gama completa em 2024
Bernardo Brandão, diretor de Peças e Serviços da Iveco, observa que o lançamento do Daily 35-180 chassi cabina Hi-Matic deve impulsionar as vendas do veículo. “Pelas vantagens que oferece, a nova versão deve incrementar de 5 a 6% o volume de vendas no próximo ano”.
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Para o executivo, até o final do próximo ano também deverão estar disponíveis ao mercado as versões de 9 e 11 toneladas, com crescentes vantagens ao empresário do transporte de carga. Nessas versões o custo da transmissão automática tem um peso menor, em relação ao custo inicial de investimento na compra do veículo. Este é diluído pelo maior valor do chassi, maior capacidade de carga, enfim, maior faturamento na operação do produto.