Iveco já entrega Daily com caixa automática
Os segmentos de distribuição urbana, e-commerce e última milha passam a usufruir da Daily Hi-Matic a partir de hoje. As vendas iniciaram em novembro, mas as entregas aos frotista chegam agora. Com motor de 180 cv governado por uma caixa automática de oito marchas, o chassi cabina 35-180 promete um aumento de produtividade de até 10%, dependendo do tipo de aplicação.
Isso significa um ganho de um veículo para cada dez unidades em operação. Esse handicap é o resultado da atuação da transmissão ZF-8HP que, além disso, realiza trocas em apenas 2 milésimos de segundo. Ou seja, uma relação muito mais rápida que um master driver.
Os números foram constatados depois de mais de 500 mil km de testes realizados em pista de provas, bancadas e em clientes de todo o país. O Hi-Matic é capaz de vencer rampas de até 35%, pendente raramente alcançada no país, mesmo em cidades de trânsito severo como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, entre muitas outras.
Três modos de direção
“A Iveco dá um novo passo para atender ainda melhor seus clientes – diz Marcus Souza, diretor de Marketing América Latina da Iveco -. Desde seu lançamento em 2000 o veículo tem sido pioneiro. Em 2021, por exemplo, foi o primeiro Euro 6 a operar no país.”
O objetivo da Iveco é prover o mercado de um chassi cabina, com capacidade de carga de 3,5 a 7,0 toneladas, que ofereça ao mercado o menor CTO possível. Para isso, a nova caixa oferece três modos de direção: a Eco Power, o de Movimentação Automática e o Manual.
Carlos Tavares, diretor de Marketing da Iveco Brasil, destaca: “Por sempre estar à frente em tecnologia, a Daily é a líder de mercado há 10 anos e hoje chega a um market share de 36,2%, além de apresentar um crescimento de 65% nos últimos quatro anos.
Versão é 7,5% mais cara
A Daily também caiu nas graças do empresariado de transporte graças à configuração com chassi, muito mais parruda que as opções com base monobloco, para o severo dia a dia das operações típicas de para e anda em topografias quase sempre severas.
Tavares adianta que o Hi-Matic será 7,5% mais caro que a versão manual. Isso deve ser compensado pelo menor custo operacional por quilômetro e o aumento de produtividade dos motoristas, que conseguem atender a mais pontos no mesmo espaço de tempo. Na prática, o Daily chassi cabina manual tem preço de R$ 280 mil, enquanto o Hi-Matic tem preço sugerido de R$ 300 a 310 mil.
Outro predicado da Hi-Matic é que o frotista passa a depender menos da qualidade de seus motoristas pela interferência da caixa. Assim, naturalmente, virão a diminuição do consumo de combustível e a reposição de peças. E é bom lembrar que a transmissão também proporciona maior durabilidade aos pneus, o segundo item mais importante dos custos variáveis.
Gama completa em 2024
Bernardo Brandão, diretor de Peças e Serviços da Iveco, observa que o lançamento do Daily 35-180 chassi cabina Hi-Matic deve impulsionar as vendas do veículo. “Pelas vantagens que oferece, a nova versão deve incrementar de 5 a 6% o volume de vendas no próximo ano”.
Para o executivo, até o final do próximo ano também deverão estar disponíveis ao mercado as versões de 9 e 11 toneladas, com crescentes vantagens ao empresário do transporte de carga. Nessas versões o custo da transmissão automática tem um peso menor, em relação ao custo inicial de investimento na compra do veículo. Este é diluído pelo maior valor do chassi, maior capacidade de carga, enfim, maior faturamento na operação do produto.