Implementos em alta

Os números registrados de vendas nos primeiros oito meses de 2022 estão enchendo de esperança o segmento de implementos rodoviários. Com média de 12.965 emplacamentos feitos em agosto, o crescimento chegou a 12,9% em relação ao primeiro bimestre, quando a média foi de 11.482 unidades.

“Essa curva positiva indica que o mercado está reagindo impulsionado pelo desempenho de setores da economia como agronegócio, construção civil, mineração e comércio de varejo“, explica José Carlos Spricigo, presidente da Anfir-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Spricigo, além de destacar que a evolução da média de 1.500 unidades, prevê que em 2023 a tendência é manter a curva de crescimento. Ele observa que há sinais de queda de juros e inflação e retorno às metas previstas.

Os segmentos

Até agosto, o segmento de Reboques e Semirreboques registrou 55.319 unidades vendidas. O volume é 9,97% menor que o registrado em 2021. Já no setor de carrocerias a totalização alcançou 48.405 unidades e crescimento de 5,55%.    

Exportações

Agora em setembro o programa MoveBrasil, formado pela Anfir e ApexBrazil, organiza ação com a participação de 17 empresas do segmento na IAA, maior feira de equipamentos de transportes do mundo, em Hannover, Alemanha. De 20 a 25 de setembro.

Pouco antes, 12 implementadoras estarão presentes da Rodada de Negócios em Lima, Peru, entre os dias 13 e 14 de setembro. As exportações continuam firmes. De janeiro a julho foram exportados 2.890 reboques e semirreboques. Uma evolução de 8,9% sobre 2021.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *