HC Hornburg reduz resíduos industriais

HC Hornburg reduz resíduos industriais

A HC Hornburg, implementadora para transporte de cargas refrigeradas e congeladas de Jaraguá do Sul, SC, reduziu em 27% o acúmulo de resíduos industriais em sua operação no ano passado.

“Aço, aço inox e alumínio são materiais retornáveis e graças as nossas ações de sustentabilidade em 2023 o índice atingido representou quase um terço a menos de reprocessamento desses elementos”, explica Luciano calcula Jair Bonkowski, gerente Administrativo da empresa.

Objetivo é alcançar nova redução

Para 2023 a meta é reduzir o acúmulo com ações de melhoria de aproveitamento dos materiais em 10%. “Como atingimos um patamar de reaproveitamento muito bom as melhorias agora se darão em índices menores porém a partir de uma base mais sustentável”, diz Bonkowski.

Já para os demais resíduos sólidos a meta é reduzir em 5%. Já no ano passado, a redução no caso chegou a6%. A HC Hornburg tem seguido protocolos rigorosos para a destinação dos lixos industriais através de empresas certificadas e especializadas na destinação de resíduos. A empresa recicla materiais de embalagens, madeira, alumínios, aço entre outros materiais.

Substituição de materiais contribui

Na operação industrial a câmara de pintura dispõe de filtros de proteção de partículas nocivas ao meio ambiente e foi trocada a cola PU por uma resina igualmente eficiente, mas não agressiva ao meio ambiente.

A empresa tem optado por utilizar embalagens retornáveis, como tubetes de papelão que voltam para o fornecedor da fibra que reutiliza ele próprio o produto, além de embalagens madeira usados no transporte de peças industrializadas porque são reutilizadas.

Medidas sustentáveis abrangerão fornecedores

Este ano, a HC Hornburg negociará ainda com seus fornecedores para que adotem a pauta ESG-Environment, Social & Governance – Ambiental, Social e Governança. “São valores importantes que queremos que as empresas parceiras pratiquem juntos conosco”, diz Bonkowski.

Já internamente a empresa incluirá o uso de papel reciclado, na redução do uso de copos plásticos, conscientização de todos sobre consumo de água e energia elétrica, o mesmo para que a separação do lixo aconteça por classificação.

Combate ao desperdício faz parte do programa

Além disso, a intenção da HC é motivar a todos para evitar o desperdício de alimentos de alimentos na cozinha. “Sustentabilidade é uma prática que só dá resultado com a colaboração de todos”, lembra Bonkowski.

A HC Hornburg foi criada em 1973, por Heinz Hornburg, na cidade de Jaraguá do Sul como fabricante de carroceria de madeira, cabines e complementos para camionetes. Vinte anos depois, a empresa passou a se chamar HC Hornburg e evoluiu para se tornar fabricante de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Produtos dedicados aos segmentos de refrigerados

Hoje, a HC Hornburg é fabricante de carrocerias e semirreboques especializadas em transporte frigorificado. A linha de produtos é formada por Paleteira (para transporte de cargas paletizadas, Sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), Versatile (atende toda gama de veículos leves), Gancheira (para transporte de carnes penduradas).

Outros produtos de destaque são a Prateleira (para produtos diversos), Semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o Baú 100% elétrico, desenvolvido especialmente para operar com o JAC I 1.200T, de 7,5 t de pbt e capacidade de 3 toneladas de carga no baú.

A implementadora opera em terreno de 13 mil m² e tem aproximadamente 100 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *