Grupo JCA compra 485 ônibus para renovar
Uma compra de respeito no segmento de transporte de passageiros. O Grupo JCA adquiriu 485 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota, que receberão carrocerias Marcopolo.
Dos quase 500 ônibus, mais de 120 unidades terão carroçaria Double Deck, o que fará do JCA o maior operador de Double Deck do país, com cerca de 500 unidades. Os novos ônibus começam a ser entregues a partir deste mês de junho.
O Grupo JCA é composto pelas empresas de transporte rodoviário de passageiros Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão; Opção Turismo e Fretamento; e Rápido Macaense de transporte urbano e rodoviário.
Grupo é referência no segmento
“Esta expressiva venda para o Grupo JCA nos traz dupla satisfação. Em primeiro lugar, por nos dar a oportunidade de novamente atender um grupo de empresas que são referências no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil e que atestam, mais uma vez, sua confiabilidade nos produtos da nossa marca”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O executivo também destaca que a escolha dos ônibus para essa grande renovação de frota reafirma o alto padrão de qualidade que a Mercedes-Benz entrega aos clientes. “Destaco especialmente a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à rigorosa norma Euro 6 de controle de emissões e o pacote cada vez mais completo de segurança ativa, que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com o ecossistema do transporte responsável.”
Segurança e conforto com sustentabilidade
“Segurança e conforto aliados à sustentabilidade são pilares das operações do Grupo JCA. Havíamos planejado parte desta renovação para o ano passado, mas decidimos aguardar a implantação do padrão Euro 6 e optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões, com a mesma confiabilidade, robustez e desempenho, para oferecermos o que há de mais inovador em nossas viagens”, diz Marcelo Antunes, Conselheiro do Grupo JCA.
Já o diretor-presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, ressalta que o investimento de cerca de R$ 500 milhões foi feito mesmo com o mercado ainda se recuperando dos tempos de pandemia. “Consideramos essencial esse investimento para aprimorar a experiência dos nossos clientes. Ainda não alcançamos os patamares pré-pandemia, mas esse investimento na frota vai ser refletido na satisfação dos passageiros”.
Retorno do otimismo
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, celebra a aquisição e destaca que “estamos em um período positivo e acompanhamos a expansão dos negócios de empresas focadas no transporte de passageiros.
Portolan acrescenta: “O aumento da procura por viagens rodoviárias, o retorno das pessoas às atividades presenciais e o otimismo gerado pelo fim do isolamento, são oportunidades para compra de novos ônibus e a renovação das frotas para garantir o conforto e segurança dos passageiros”.
Destaque ao meio ambiente
A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).
Além de adotar a motorização Euro 6, que garante o mínimo em emissões, a nova frota da JCL vem com um pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias. A linha O500 inclui modelos para curtas, médias e longas distâncias, além de aplicações de fretamento e turismo.
Assim, as configurações variam de 4×2, 6×2 e 8×2 e as carrocerias vão desde as convencionais às High Decker e Double Decker.
Itens tecnológicos privilegiam principalmente a segurança. Desde o ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, capaz de detectar pessoas, ciclistas e outros desprotegidos.
Tecnologia de última geração
O SGA, é o assistente de ponto cego. Ele alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo. O IHC é o controle inteligente de farol alto, que garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via. A transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas e o sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder são de última geração.
Para os O 500 rodoviários ainda estão disponíveis o ACC – Active Cruise Control – piloto automático adaptativo, o LDWS – Lane Departure Warning System – sistema de aviso de faixa, e o TPMS – Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
E tem mais, piloto automático de velocidade, sistema de auxílio em rampa, o Top-Brake – sistema auxiliar de freio e o anti-tombamento. Isso além dos tradicionais EBS – sistema eletrônico de freios, o ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente, o ESP – controle eletrônico de estabilidade e os freios a disco ou tambor.