Goiânia incorpora 60 novos ônibus à frota
A HP Transportes Coletivos e a Rápido Araguaia adquiriram 60 ônibus Caio, a diesel e elétricos, para atender à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), as linhas e serviços de transporte coletivo de Goiânia e 18 municípios da região integrados.
Dos 60 ônibus, que passam a integrar a rede, dez são da carroceria eMillennium, com o chassi Scania piso alto 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg, sendo 5 da HP Transportes Coletivos e outros 5 da Rápido Araguaia. Já as 50 unidades do Apache Vip V, de chassi Volkswagen, com 3º eixo direcional, são 25 da Rápido Araguaia e as outras 25 da HP.
Elétricos
“Estes ônibus elétricos refletem a importância que a HP e a Rápido Araguaia dão à população, uma vez que não poluem e são silenciosos. As empresas em questão a cada dia se aperfeiçoam no transporte público goianiense”, comenta o representante da Caio, Neomar Guimarães Costa.
Os 10 ônibus eletrificados, são do modelo eMillennium, com lotação total para 101 passageiros. Eles foram montados sobre chassi Scania K310 IB6X2*4, piso alto, de 15 metros, com 3º eixo direcional, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg.
Esses coletivos foram equipados com elevadores automáticos na porta central, do lado direito da carroceria; assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia.
Segurança
As unidades contam ainda com ar-condicionado, catracas eletromecânicas com três braços, bloqueador de portas original do chassi, Iluminação dos degraus em LED, preparação para seis câmeras e USB.
As unidades ainda contam com itinerários eletrônicos em LED e sistema multiplex, que indica ao motorista possíveis falhas no sistema elétrico do ônibus, proporcionando maior segurança operacional.
Volkswagen 15 metros
Já os 50 Apache Vip, da quinta geração, com lotação total para 104 passageiros, foram encarroçados sobre chassi Volkswagen, de 15 metros de comprimento. Cada unidade oferece 37 assentos estofados, seis reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.
As unidades possuem cinco portas com embarque dianteiro, três portas do lado direito (dianteira, central e traseira) e duas do lado esquerdo (central e traseira). As tecnologias embarcadas dos ônibus incluem ar-condicionado, catraca eletromecânica, bloqueadores de portas, tomadas USB, iluminação interna em LED.