Elétricos Volvo já são produzidos em série

Elétricos Volvo já são produzidos em série

A Volvo Trucks inicia a produção em série de seus caminhões elétricos FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de 44 toneladas. A iniciativa a transforma na primeira montadora a produzir caminhões elétricos pesados em escala industrial e regular.

“Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, comemora e promete Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

A produção em série dos caminhões elétricos pesados Volvo começa na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano chega à planta de Ghent, na Bélgica. Os elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

A Volvo Trucks levantou que a demanda por caminhões elétricos cresce rapidamente em variados mercados. Segundo seus técnicos entre as principais razões está o anseio dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, mirando o máximo de sustentabilidade possível.

Já atendem a metade do mercado

A partir de agora a Volvo Trucks passa a produzir em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões. Abrangendo os mercados de caminhões semipesados e pesados, a marca atende boa parte da demanda de transportes na Europa.

De acordo com as estatísticas da Eurostat de 2018, nada menos que 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km. Uma distância compatível com os pesados elétricos da marca.

“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos”, calcula Roger Alm.

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