Elétrico Volvo será testado no Brasil

Elétrico Volvo será testado no Brasil

A Volvo aproveitou a Fenatran para apresentar o FM 100% elétrico, veículo desenvolvido para distribuição urbana e regional. Por isso, suas seis baterias conferem uma autonomia de 300 km para o veículo, mais que suficiente para um dia de operação nessa aplicação.

A montadora já observa 3.500 unidades do elétrico em operação e relata bons resultados. No Brasil as primeiras unidades devem chegar no ano que vem, onde farão testes em grandes transportadoras brasileiras em operações diferentes e regulares.

Marco Mildenberg, gerente de Produtos para Eletromobilidade da Volvo Trucks Brasil, explica “que o 4×2 elétrico foi desenvolvido para a área industrial, em projetos personalizados. “O desenvolvimento dos projetos é realizado por cliente, dependente da aplicação, rodagem, topografia, etc na busca pela maior eficiência possível.”

Dependendo da anuência do transportador, esses projetos podem ser superestimados, de maneira a suportar ampliações na frota, mas normalmente para geração de energia excedente.

Nova fonte de renda

É o que chamam de “jogar no poste”, ou seja, vender para o sistema a sobra de energia. Resultado, essa geração de energia excedente ajuda a amortizar os investimentos e a garantir a rentabilidade ao negócio do transportador ou operador logístico.

Para Mildenberg, em uma grande transportadora, os testes apontaram que o elétrico corta à metade os custos com combustível na operação. É muito, mas muito bom se for verdade. O elétrico da Volvo tem 6 baterias, que acrescem à tara do veículo cerca de 2 mil quilos. Ele  será produzido em série a partir de setembro de 2023.  O objetivo da Volvo Trucks, que realizou mais de R$ 2 bilhões em negócios na Fenatran, é comercializar caminhões elétricos em escala de milhares a partir do ano que vem.

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