Eaton já produziu 1 mi de válvulas ORVR
A Eaton alcançou na sua fábrica de Valinhos, SP, o marco de um milhão de válvulas ORVR produzidas no Brasil. A linha em questão, no interior paulista pertence ao Grupo Mobility e foi lançada há dois anos, a primeira e única que produz localmente a solução de válvulas antipoluentes.
A válvula elimina até 98% de gases tóxicos provenientes dos tanques de combustível de carros de passeio e picapes movidos a gasolina, etanol e flexfuel.
O número consolida a produção das soluções de válvulas ICL, FLVV, GVV E Compact Combo – uma combinação compacta das válvulas GVV e FLVV em um único pacote, o que otimiza o espaço nos tanques, possibilitando o recebimento de um maior volume de combustível.
Além disso, a solução compacta reduz ainda mais a emissão de poluentes, quando comparada às soluções convencionais separadamente. A expansão desta última linha aconteceu em 2022.
Limite das emissões evaporativas vai a 100% em 2025
As válvulas ORVR da Eaton são fornecidas para todas as fabricantes de tanques plásticos do Brasil. Atualmente, a solução está presente em cerca de 20 modelos de carros de diferentes montadoras, como a GM, pelas linhas Onix, Spin e Cruze; Hyundai, no HB20 e Creta; Volkswagen, no Polo, Virtus e Nivus; Jeep Compass e Renegade; Fiat Toro e Peugeot 208, e nos veículos da Renault, no Sandero, Stepway, Logan, Captur, Duster e Oroch.
Este ano, nada menos que 20% dos veículos de passeio de cada montadora vendidos no Brasil devem atender a resolução número 492 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina a redução no limite de emissões evaporativas de gases tóxicos de tanques de combustível. Em 2024, a exigência passa a ser para 60% dos carros e, em 2025, 100% dos veículos precisam seguir a nova legislação.