eActros já está nas ruas

eActros já está nas ruas
Vollelektrischer Lkw mit Stern: Serien-eActros geht in den Einsatz bei Dachser im Großraum Stuttgart All-electric Mercedes-Benz truck: Series eActros in operation with Dachser in Stuttgart

Para o segmento mais indicado para utilização de caminhões elétricos, a Daimler Truck iniciou a produção em série do eActros, transformando-se logo em alternativa de destaque para o setor de distribuição. 

Um dos indicativos foi a decisão da Dachser depois de testar desde 2019 um protótipo nas suas operações de investir nos Dachser Emission-Free Delivery. “O eAtros de produção em série é um componente importante do nosso conceito de entregas urbanas, o Entregas Livres de Emissões Dachser”, comemora Stefan Hohm.

A intenção da Dachser é integrar outros eActros na frota visando a fortalecer sua estratégia de proteção climática. A empresa está expandindo o programa para 11 regiões metropolitanas europeias

Hohm por ocasião da entrega do primeiro veículo produzido em série, declarou que os testes práticos na Dachser em Stuttgart demonstraram o valor do veículo no dia a dia, especialmente quando se trata de entregas livres de emissões de mercadorias em pallets para os clientes.

“Nós também vemos algum potencial em sistemas de serviços de transporte regulares para o caminhão totalmente elétrico. Acreditamos que o veículo encontrará uma ampla gama de aplicações em logística sustentável de carga”. A empresa usa o caminhão para entrega de cargas em geral no centro da cidade, especialmente as paletizadas, que são grandes e pesadas para envio como remessa de encomendas. 

Ocaminhão elétrico foi desenvolvido  em conjunto com FUSO eCanter (de 7,5 toneladas). Ele abastece uma pequena central de logística no centro da cidade com remessas, que são então distribuídas ao longo da última milha com bicicletas de carga com suporte elétrico. Todas as remessas de carga geral em uma área definida são entregues pela Daschser , isentas de emissões locais de CO2 e óxido de nitrogênio. O eActros só é carregado com eletricidade verde na filial da empresa em Kornwestheim.

Para a aplicação, o e-truck foi desenvolvido na configuração 4×2 e encarroçado com um baú da Spier. O caminhão de 19 toneladas foi produzido no ano passado após o início da produção em série e agora foi oficialmente entregue em uma reunião após a aprovação do financiamento federal. A Dachser é um dos clientes selecionados que obteve uma experiência valiosa com o protótipo eActros já no estágio inicial.

Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e a marca Mercedes-Benz Truck diz: “Estamos muito orgulhosos de que um fornecedor de logística inovador como a Dachser tenha optado pelo eActros e demonstre confiança com a encomenda de vários veículos, incluindo os nossos serviços. 

O banco de baterias dos eActros podem ter três (eActros 300) ou quatro unidades de acumuladores (eActros 400). Cada uma delas possuem capacidade instalada de 112 kWh e útil de 97 kWh.

As baterias do eActros podem ser compostas por três (eActros 300) ou quatro baterias (eActros 400), cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. No caso do eActros 400 a autonomia chega a até 400 quilômetros.

A unidade de propulsão inclui um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Os dois motores refrigerados a líquido fornecem uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. A energia recuperada pela frenagem  realimenta as baterias quando em operação. O eActros pode ser carregado com até 160 kW em uma estação de recarga rápida DC convencional ,com corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%.

revtransporte