eActros 300 vence desafio do Ártico

eActros 300 vence desafio do Ártico

Num dos testes mais importantes de qualquer desenvolvimento de veículo, especialistas da Mercedes-Benz Trucks rodaram cerca de 3 mil quilômetros com um protótipo do cavalo mecânico eActros 300, partindo do círculo polar ártico até Stuttgart, na Alemanha, no último mês.

No futuro, não se tem como provável que clientes venham a usar este modelo de caminhão elétrico Mercedes-Benz para esse tipo de viagem longa. Mas, a oportunidade foi ótima para os desenvolvedores testarem o veículo em operação real por vários dias sob condições climáticas e topográficas variadas, visando criar medidas para a otimização das funções e sistemas.

Aprovado sob temperatura de – 25°C

Os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks já tinham testado exaustivamente o veículo sob condições de inverno em locais como Rovaniemi, na Finlândia. Com temperaturas abaixo de 25 graus negativos, além do manejo em estradas com neve e gelo, o foco foi voltado às propriedades de partida e proteção dos componentes do trem de força, softwares e interfaces em temperaturas baixas.

Na jornada de volta, o objetivo principal foi o de verificar mais de perto o eActros carregado com 25 toneladas em condições de trânsito real.

Uma maratona para atestar a confiabilidade

“A viagem de Rovaniemi a Stuttgart demonstrou, antes de seu lançamento no mercado, como o eActros 300 domina de maneira confiável todos os desafios que poderá encontrar pelo caminho”, diz o Dr. Christof Weber, chefe da Área de testes global da Mercedes-Benz Trucks. Nos testes em questão foco na eficiência energética e no desempenho dae recarga, bem como no conforto e segurança de condução.

Rovaniemi, Estocolmo, Malmö, Copenhagen, Nyborg, Flensburg e Hamburgo até chegar à rodovia A7 que vai para Würzburg e de lá percorrer a rodovia A81 de volta para Stuttgart. Foi uma verdadeira maratona para o cavalo mecânico eActros 300 como cavalo mecânico com seus três grupos de baterias – cada qual com 112 kWh[1] de capacidade instalada – habilitando uma autonomia de até 220 quilômetros[2] sem oportunidade de recarga.

Satisfação pela ausência de interrupções

“Planejamos antecipadamente os estágios individuais com exatidão e de maneira muito conservadora, com cerca de 150 quilômetros de condução, para conseguirmos chegar aos pontos de recarga definidos sem quaisquer problemas, mesmo enfrentando congestionamentos ou trânsito pesado”, relata Marc Schniederjan, líder da equipe da Mercedes-Benz Trucks, responsável pela operação dos veículos de teste e que coordenou e supervisionou a viagem de volta.

Nas vias e nas principais rodovias europeias, bem como em estradas com variadas topografias, os motoristas ficaram impressionados com a tranquilidade em poder dirigir sem interrupções perceptíveis nas trocas de marchas ou de tração.

Constatado mesmo nível de torque em toda jornada

Os motores elétricos proporcionaram exatamente o mesmo nível de torque ao longo de toda a gama de rpm, e a aceleração potente é perceptível em todas as situações do trânsito. O nível de ruído na cabine não incomodou durante toda a viagem.

Mesmo diante de temperaturas geladas, a cabine se aqueceu relativamente rápido. E tudo isso com o veículo sendo pré-condicionado na estação de recarga para evitar usar demais a energia da bateria, o que levaria a encurtar a autonomia.

“Quando estivemos em temperaturas mínimas abaixo de zero, a perda da autonomia foi limitada mesmo sem condicionamento prévio” afirmou Marc Schniederjan. “Quando estavam dirigindo a uma velocidade constante, normalmente de 80 km/h, também era fácil ver como o eActros 300 usava sua energia por meio da regeneração para aumentar a autonomia.

Produção iniciará no segundo semestre deste ano

Em média, as equipes fizeram uma pausa para recarregar três vezes por dia. A recarga funcionou sem problemas por meio das estações públicas de recarga.

Sem restrições, o eActros 300 conseguiu enfrentar uma ampla variedade de condições climáticas, incluindo neve, frio e tempestades. Os sistemas instalados de assistência ao motorista comprovaram seu valor, assim como também a MirrorCam de segunda geração. O caminhão elétrico foi projetado para uso flexível e seu início de produção será ainda este ano.

revtransporte

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