Mercedes-Benz terá nova Central de Peças
A Mercedez-Benz Trucks anunciou a inauguração de um novo centro logístico global na Alemanha, já considerado como o maior projeto de logística da história da empresa. O hub começará a ser construído este ano em Halberstadt, na Baixa Saxônia, e deve ser concluído até 2026.
As instalações abrigarão nada menos que 300 mil itens, que serão distribuídos para 3 mil revendas, instaladas em 170 países em todo o mundo. O abastecimento do centro ficará a cargo de 2.600 fornecedores.
“Halberstadt e a Central Global de Peças vão desempenhar um papel fundamental no futuro”, afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “As peças de reposição de nosso novo centro de logística vão dar uma contribuição muito importante para manter nossos clientes e seus caminhões funcionando, seguindo com o nosso slogan – “Trucks you can Trust” – Caminhões que você pode confiar.
Gigante de 260 mil m²
“Nossa nova Central Global de Peças é o maior projeto de logística da história de nossa empresa”, afirma Jörg Howe, representante Geral da Daimler Truck AG, responsável pela área de Comunicações Globais e Assuntos Externos. A inauguração deverá ocorrer em 2026.
“No futuro, Halberstadt desempenhará um papel crucial para manter nossos caminhões funcionando, assim como nossa economia e sociedade. Sem caminhões, as fábricas ficam paradas e as prateleiras dos supermercados vazias”, observa ele.
As edificações terão somarão 270 mil m², na maioria absoluta ocupados pelo centro logístico de cerca de 260 mil m² ou 26 hectares. Para a operação do hub serão gerados até 450 empregos qualificados no local já na primeira fase. Nas demais outros 600 colaboradores serão contratados.
100% sustentável
A Central Global terá operações totalmente livres da emissão de CO2. As instalações serão aquecidas com bombas elétricas de aquecimento que trarão o calor para a edificação por meio de sistemas de aquecimento subterrâneos.
Cobertas com sistemas de placas fotovoltaicas, as instalações terão capacidade para gerar até 13 milhões de kWh/ano, total maior que a demanda necessária para a operação. O excesso de energia será disponibilizado para outras instalações da Daimler Truck.
Os funcionários contarão com grande número de estações de recarga para seus veículos e motos elétricas. Opções apropriadas para a recarga também serão disponibilizadas para os caminhões dos fornecedores, cujas frotas estão gradualmente sendo eletrificadas na região.
Central brasileira
As novas instalações na Alemanha abastecerão 20 grandes centros logísticos da empresa em todo o mundo, incluindo o centro de distribuição de peças brasileiro, localizado em Campinas, SP. A central do interior paulista conta também com o fornecimento adicional de 400 indústrias de autopeças nacionais.
E mais, as peças e componentes remanufaturados são produzidos em fábrica exclusiva no mesmo local. Já as peças Genuínas são produzidas na planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, SP.
As instalações de Campinas armazenam 45 mil itens e ocupam 80 mil m², concentrando um estoque de 8 milhões de peças – são distribuídas 1,5 milhão de peças/mês. É uma das maiores do segmento com tamanho bastante para suportar o abastecimento de 300 pontos de atendimento da rede de concessionárias e atender revendas em mais 50 países da América Latina, Norte da África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.