Daimler lança caminhões elétricos nos EUA
A Daimler Truck lançou uma linha de caminhões elétricos para o mercado dos Estados Unidos, junto com a nova marca da empresa Rizon. A novidade foi apresentada ao público na ACT – Advanced Clean Transportation Expo 2023. O evento de transportes com foco em sustentabilidade econômica e ambiental aconteceu entre 1º e 4 de maio em Anaheim, Califórnia.
A nova marca Rizon fornecerá caminhões com zero emissões e soluções de mobilidade focadas nos clientes de uma das maiores e mais experientes fabricantes de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck. O nome da Rizon foi inspirado no compromisso da marca de formar parceria com empresários que estão optando pelo transporte com zero emissões.
Rede de concessionárias é dedicada aos elétricos
A diretoria da Daimler Trucks explica que frotistas e caminhoneiros receberão suporte por meio de uma rede de concessionários especializada, que oferecerá ampla gama de serviços para ajudá-los a chegar à máxima eficiência.
Essa rede também fará as vezes de consultoria sobre a recarga em AC e DC, bem como acesso à telemática, serão disponibilizados. Outro apoio é realmente valoroso, financiamentos flexíveis serão fornecidos pela Daimler Truck Financial Services.
Três versões para atender várias aplicações
Os transportadores terão três versões – e18L, e16L e e16M – disponíveis aos primeiros caminhões da Rizon. A marca oferecerá um mix de configurações e opções versáteis que se ajustam às necessidades específicas dos clientes a fim de otimizar suas operações diárias e sua produtividade.
Os veículos elétricos à bateria de porte médio, categorias 4 e 5, vão de 15.995 a 17.995 libras de pbt e proporcionam autonomia de 110 a 160 milhas (de 177 km a 257 km) para a versão de tamanho “L”, equipada com 3 conjuntos de baterias. A versão M, que tem 2 conjuntos de baterias poderá rodar de 75 a 110 milhas (de 120 até 177 km).
A autonomia pode variar conforme as condições ambientais, saúde/nível de carga da bateria, uso da recuperação, trânsito das vias, uso de acessórios, velocidade da operação e estilo de condução.
Veículos têm sistema de segurança ativa e passiva
Os caminhões da Rizon atendem a uma variedade de aplicações, de caminhão baú até plataforma, basculante e frigorífico. Todos os caminhões serão produzidos adotando-se os padrões de garantia de qualidade desenvolvidos pela Daimler Truck em mais de 40 fábricas pelo mundo todo.
Além de versáteis os Rizon incorporam os sistemas de segurança ativa e passiva que ajudam a proteger os motoristas, pedestres e demais veículos das vias em que operem.
Os motoristas podem ficar ainda mais tranquilos quando enfrentarem o trânsito em áreas urbanas congestionadas devido a tecnologias de segurança da Daimler Truck, como o Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem) e o Active Side Guard Assist (assistência ativa de proteção lateral).
Garantia chega a 120 mil km para chassi
Os caminhões podem ser recarregados por dois tipos de sistemas de recarga para baterias, a Recarga Nível 2 em AC (J1772) e a Recarga Rápida em DC, que corresponde ao padrão CCS1. A marca Rizon oferece um pacote de garantia líder da categoria que protege trem de força, chassi e cabine por 5 anos ou 120 mil km e as baterias de alta voltagem por 5 anos ou 193 mil km.
As versões oferecidas pela Rizon atendem demandas de entregas urbanas de varejo, entregas de última milha (“last-mile deliveries”) e serviços públicos municipais. Eles serão distribuídos nos Estados Unidos por meio de um contrato exclusivo com a Velocity, um nome já estabelecido no setor de veículos comerciais com cerca de 80 pontos de venda globais.
Opção oferece incentivos e créditos
Os pontos de contato da Velocity vão servir como lojas de conveniência para clientes interessados em mudar para caminhões elétricos. Além disso, a Velocity vai indicar concessionários para a RIZON em áreas que estão fora da atuação da Velocity para proporcionar uma rede completa por todos os Estados Unidos.
A indústria da mobilidade está mudando rapidamente conforme a legislação e as iniciativas dos clientes voltadas ao transporte livre de emissões. Financiamento com incentivos e créditos fiscais em certos mercados também estão ajudando a facilitar o custeio das despesas com a mudança das frotas.