DAF: 10 anos no país e já consolidada

DAF: 10 anos no país e já consolidada

A DAF Caminhões comemora seus 10 anos de Brasil, numa das mais bem-sucedidas implantações de marca no país. Tanto assim, que em apenas uma década chega a uma participação de mais de 10% do mercado de caminhões acima de 16 t.

As instalações de Ponta Grossa, no Paraná, começaram a ser edificadas em 2012, apenas um ano depois do anúncio de sua vinda para o Brasil. Chamou atenção as humildes ambições do Grupo Paccar, a empresa mãe americana – a DAF é de origem holandesa.

E tinha tudo a ver, pois a produção de pesados no Brasil segue o modelo europeu, com cavalos mecânicos de cabina avançada. Ao contrário, os caminhões das marcas Peterbilt e Kenworth, do grupo Paccar, são na sua maioria de cabina semiavançada, recuada ou, para nós, os bicudos.

Qualidade e participação crescentes

A razão simplesmente era a implantação dos limites de comprimento pelo Contran em 2006. Ou seja, a DAF não teve nenhuma dúvida sobre o tipo de configuração a lançar no país.

Em 2013, um ano apenas depois do início das obras em Ponta Grossa, foi lançado o primeiro DAF no Brasil, um XF 105. Uma estratégia de sucesso foi a apresentação do veículo ao país inteiro através da Caravana DAF Roda Brasil em 2014.

Um ano depois a DAF inaugura a fábrica de motores no país o CF85. Além disso, para facilitar o acesso dos frotistas aos produtos, a empresa adere a uma modalidade tipicamente brasileira e surge o Consórcio Nacional DAF.

Frutos da evolução contínua dos produtos

Boa parte do sucesso da DAF no Brasil é a assertividade do planejamento da empresa, que previu e acertou sua participação de mercado desde o início. Os modestos 3% de market share previstos pela diretoria da DAF pegou a todos de surpresa, em comparação aos 10% estimados por sua concorrente americana International e as chinesas Sinotruck, Shakman e Foton. Todas fracassaram.

Devagar e sempre a DAF prosseguiu sua escalada. Em 2017 chegam os DAF CF85 e XF105 Off-Road. Em 2019 o banco próprio Paccar Financial e, logo em 2020 é lançado o novo DAF XF, além do Centro de Distribuição de Peças, o Paccar Parts.

Em 2021 é lançada a Nova Linha DAF CF de semipesados. Em 2022 é a vez do lançamento das linhas DAF Euro 6 e do CF semipesado rígido com motor 7 litros.

Confiabilidade dos produtos e serviços são a base

Finalmente, neste mês de outubro, a DAF comemora seus 10 anos de Brasil, soma mais de 30 mil caminhões produzidos no país, oferece assistência técnica em todo o território nacional. Resultado: supera a participação de 10% no mercado de caminhões acima de 16 t.    

Luís Gambim, diretor Comercial da DAF, credita o sucesso da marca no Brasil ao planejamento e ao cumprimento de todas as metas assumidas. “A nossa maneira de trabalhar refletiu em como o cliente hoje nos vê. Há respeito pela marca e reconhecimento de todo trabalho.”

A crescente presença da marca em todos os cantos do país é consequência da postura da empresa: “Existe a forte percepção de que somos sólidos, temos uma fábrica moderna, um centro de distribuição de peças, banco, produtos com confiabilidade e tudo que é fundamental para a sustentabilidade do negócio.”

Para consagrar as marcas, a DAF lança uma Série Especial 10 anos recheada de itens especiais como edição colecionador. São 120 unidades disponíveis do XF, numeradas.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *