Curitiba testará ônibus articulado elétrico
Curitiba, capital do Paraná, confirma sua condição de cidade mais assediada pelos fabricantes de veículos de transporte de massa. Já esteve na mira de produtores de sistema de metro, VLT e mais frequentemente de BRTs. Agora o é sobre ônibus com propulsores sustentáveis e limpos.
A próxima novidade será o teste de um articulado 100% elétrico produzido pela parceria BYD e Marcopolo. O modelo é o D11B, com 22 metros de comprimento, e receberá carroceria Marcopolo Attivi Express.
Segurança, autonomia e conforto
O coletivo eletrificado contará ainda com suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS, além de sistema regenerativo de energia nos eixos motrizes, para proporcionar maior segurança e autonomia ao veículo.
Falando nisso, a autonomia do modelo é de 250 quilômetros com carga total, o suficiente para atender a jornada da maciça maioria dos sistemas brasileiros. Essa autonomia é estimada também para a carga máxima de 170 passageiros. Isto é que a avaliação, entre 24 a 30 maio, em Curitiba deverá provar.
Transporte público sustentável
“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros”, declara Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD.
Ele observa também que um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores.
Economia nos custos operacionais
A BYD está instalada no Brasil há nove anos e sua fábrica está em Campinas, SP, onde pode produzir até 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, acrescenta Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas.”
Tudo em favor do conforto
A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos.
Portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento garantem a segurança dos passageiros. Ao encontrar um obstáculo, as portas realizam automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.