Curitiba experimenta chassi Scania a GNV

Curitiba experimenta chassi Scania a GNV

A partir deste dia 3 de março, um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba. A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagas – Companhia Paranaense de Gás -, em conjunto com a AMEP – Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, o Governo do Estado do Paraná e a Scania.

O operador escolhido para o teste foi a Viação São José. A demonstração na linha metropolitana será feita num período de 30 dias e o objetivo será o de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes. 

GNV já é amplamente utilizado

“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós teremos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado traz para o Paraná”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no lançamento do projeto, no Palácio Iguaçu, sede do governo. 

Em relação ao diesel, o veículo a gás emite até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa), que estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, redundando em menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

Segundo Ratinho, a ideia é expandir a frota de veículos do transporte público do Estado com ônibus que utilizem o gás natural no futuro. “Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público.”

Meio ambiente favorecido

Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o projeto coloca o Paraná como destaque em sustentabilidade e mobilidade urbana. “O gás natural é reconhecido como uma energia mais limpa e colabora diretamente para a transição energética com melhor competitividade. Precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, com a substituição de ônibus por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, a saúde da população e com a economia”, diz.

O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e modelo K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana. 

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, explica: “É mais um passo para a modernidade que o Estado do Paraná dá, um veículo que representa as novas energias, que traz economia e boa autonomia. É mais uma prova que o Estado está atento às novas ações de mobilidade, hoje uma das prioridades dos gestores dos grandes centros urbanos”, destacou Pimentel, também no lançamento do projeto.

Vantagens observadas no GNV

“Há exemplos em outros países do mundo, como Colômbia e Espanha, em que esse veículo já funciona muito bem. Agora, o colocaremos em teste aqui e, com isso, vamos avançar muito na questão da mobilidade”, complementa Pimentel.

O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, destaca que adotar veículos movidos a gás natural pode ter um impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário. “A ideia de fazer a experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, o Estado e para o usuário que paga tarifa.”

O mercado do Paraná é de grande interesse para a Scania, e por isso a empresa investe no projeto de demonstração do veículo na região metropolitana de Curitiba para comprovar as vantagens da solução a gás.

“Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional”, diz Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Cai também a poluição sonora

Para o executivo, o usuário do ônibus deverá ainda notar uma grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, afirma Mendonça. “Ter a oportunidade de realizar a demonstração do ônibus urbano a gás em uma linha metropolitana é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável.

“A eletrificação do transporte é outro caminho, mas ainda não é acessível economicamente. Somos um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação, características que têm tudo a ver com esse projeto de demonstração”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

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