Cummins entra no segmento de construção

Cummins entra no segmento de construção

A Cummins Brasil comemorou a aplicação do motor QSB 4.5 no segmento de construção, como tração da retroescavadeira Müller MR406 Série II, novidade cuja estreia será durante a Paving Expo 2023, em São Paulo.

O projeto de desenvolvimento desse propulsor teve início em outubro de 2021 e contou com os esforços das engenharias Cummins e a Müller para a melhor integração motor x máquina. Nova tecnologia, cabine e motor.

A retroescavadeira Müller MR406 Série II com motor QSB 4.5 e 110 hp a 488 Nm @1500, atende aos níveis de emissões MAR-1 e pode ser utilizada em diversas aplicações, desde saneamento, construção em geral e aplicações específicas como movimentação de material e agricultura.

Um off road com potência e custo adequados

Andre Selim, líder de Engenharia Off-Higway da Cummins, diz: “neste processo, selecionamos a curva de potência mais adequada para a aplicação e, com os ajustes necessários de calibração, entregamos a solução customizada esperada pelo cliente. Com isso conseguimos em um curto espaço de tempo desenvolver um equipamento tecnológico, robusto e confiável para o mercado”.

A tecnologia eletrônica embarcada na motorização Cummins contribui com o gerenciamento eletrônico de todas as funções do novo equipamento, oferecendo maior facilidade na identificação de falhas e consequentemente redução no tempo de manutenção.

O motor Cummins também oferece em tempo real informações como consumo instantâneo, consumo total do equipamento desde a partida, aceleração e controle eletrônico da rotação do motor, entre outras muitas.

Outra novidade é o compactador Müller VAP70, que também estreia durante o evento juntamente com a motorização Cummins QSB 4.5, com potência de 130 hp @ 2.200 rpm e torque de 620 Nm @ 1500 rpm.

Motor pronto para serviços industriais

A Cummins Brasil tem investido no segmento fora de estrada visando a ampliar o portfólio para atender às demandas dos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing, nacionalização e suporte local.

O novo motor QSF 3.8 é produzido em Guarulhos, SP, com potência entre 99 hp e 140 hp, pronto para atender às aplicações industriais.

O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. Como diferencial estratégico, o motor é homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós-tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.

Mais força no conjugado ajuda economizar

Outro progresso a destacar é desenvolvimento do motor QSB 6.7 mais potente: antes com 270 hp e agora com 295 hp e torque máximo de 1.051 Nm em vez dos anteriores 990 Nm. 

As atualizações possibilitaram redução de consumo de combustível e permitiram aos clientes substituir um motor pesado por outro mais leve, como o QSB 6.7, e com igual potência. A plena carga a 1.800 rpm é possível atingir uma redução de consumo específico de 9%.

A gama da líder de tecnologia em energia para o segmento fora de estrada conta com motores eletrônicos nacionais, produzidos em Guarulhos, cilindradas que variam de 3.8 a 9 litros (QSF 3.8, QSB 4.5, QSB 6.7 e QSL 8.9), além de versões que são importadas e oferecidas no País: QSF 2.8 litros, QSG 12 litros e QSX 15 litros.

revtransporte

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