Caminhões especiais Mercedes-Benz buscam novos mercados

Caminhões especiais Mercedes-Benz buscam novos mercados

Depois do sucesso com o autônomo desenvolvido em parceria com a Grunner, que já registrou mais de 500 unidades vendidas, a Mercedes-Benz apresentou na Fenatran com toda pompa, o autônomo projetado para operação na Ipê, famosa pelos seus artigos de limpeza.

Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhão da Mercedes-Benz do Brasil, explica que o novo autônomo faz parte do nível 4 de desenvolvimento e se destina a operações industriais. “O autônomo apresentado na Fenatran foi desenvolvido para a logística inbound numa distância de 2 a 4 quilômetros, entre o Centro de Distribuição da Ipê e a fábrica”, diz.

Desenvolvido em parceria com a Lume Robotics, o Atego 1730 roda em baixa velocidade, máxima de 20 km/h. A Ipê adquiriu quatro unidades para a tarefa. O uso dos veículos visa a otimizar todo o processo produtivo da indústria. “A precisão da operação dos caminhões autônomos é medida em centímetros e o crescimento da produtividade será elevada”, comenta Andrade.

Para se ter ideia, um ciclo de rota mais manobra realizado por veículo com motorista demora, em média, não menos de 15 minutos, enquanto o veículo autônomo consegue fazer a mesma transferência em apenas 2 ou 3 minutos. Os ganhos em produtividade, tempo, redução de perdas e diminuição de necessidade de ampliação de frota ou turno são gigantes.

Múltiplas aplicações

“Essa solução pode ser aplicada em operações sensíveis com as de movimentações em áreas portuárias e aeroportuárias. Os resultados, com certeza serão muito bons”, projeta Andrade. As operações cobertas pelo Atego autônomo normalmente são aquelas em que o motorista trabalha sob rotina que pode levar a exaustão, aquelas que ao longo das horas levam o condutor a cansaço extremo e o expõe a incidentes e acidentes. Segurança, rapidez e precisão são os pontos básicos.

A proposta da Mercedes-Benz é trabalhar em sistema de consultoria. No qual uma equipe da montadora esmiuça a operação do cliente e projeta uma solução que incremente a produtividade do cliente e sua rentabilidade, além de mitigar os riscos de acidentes e perdas de produtos.

A solução faz parte de um departamento que desenvolve novos negócios à Mercedes-Benz muito além da simples negociação de caminhões. Nele os especialistas da montadora conhecem a fundo a operação dos seus clientes e estudam soluções para melhorar seus resultados.

Um caminhão para elas

Um dos resultados que mais chamou atenção dos visitantes da feira foi o caminhão desenvolvido para as caminhoneiras. O Actros 2651 batizado de Estrelas Delas ganhou um sem-número de detalhes especialmente integrados à cabine para aumentar o conforto e a segurança. A ideia surgiu com o programa “A Voz Delas”.

O Actros Estrelas Delas tem interior totalmente especial, com banheiro, camarim, armário e muito mais para as caminhoneiras

O ponto central das atenções foi sem dúvidas a instalação de um vaso sanitário, para poupar a condutora e deixar o veículo à noite para se dirigir ao banheiro de algum posto de abastecimento. Explica Andradeque isso preserva a segurança, a falta de oferta de banheiro em condições e também do frio externo em diversas regiões do Brasil, especialmente no Sul e países do Mercosul.

“O mercado de caminhões adquiridos por mulheres representa entre 2 a 3% das vendas totais, mas elas merecem ter uma opção que contemple suas necessidades”. Entre os detalhes estão bateria adicional para alimentação de secador de cabelo, maior oferta de porta trecos, design e estilo próprios e pintura especial. Elas merecem.          

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *