A Vamos investe ainda mais em locação
O grupo Vamos mostrou sua força na Fenatran 2022 e destacou a Vamos Locação uma forte tendência do mercado. A empresa é a maior empresa de logística do Brasil, ligada ao grupo Simpar, Julio Simões, Movida e várias outras empresas, abrangendo os transportes de carga, passageiros, agronegócio e carga ferroviária.
No segmento de locação a empresa tem um total de 38.500 equipamentos, 85% caminhões. A Vamos registrou faturamento de R$ 5 bilhões e seu crescimento é impressionante: 60% ao ano, em média, e 66% entre 2021 e 2022. A solidez da empresa pode ser aquilatada facilmente. Detém 8% da produção nacional de caminhões.
Gustavo Henrique Braga Couto, CEO da Vamos garante que a locação acaba sendo 32% mais barata para o transportador em 5 anos em comparação com aqueles que adquirem o caminhão novo. “São muitas vantagens, a principal delas é que o transportador usufrui sem preocupações de 96% de disponibilidade dos equipamentos”.
Operação garantida
As vantagens de alugar vão muito além da dispensa de instalação de oficina, mecânicos etc etc. O locador deixa de pensar em depreciação do veículo, impostos, mobilização e desmobilização, documentação e burocracia em geral, borracharia e suas instalações, administração de frota e venda e imobilização de ativos.
Os 2 mil caminhões locados este ano, têm mais de 5 anos de prazo, e são mantidos nos trinques por mais de 3 mil oficinas credenciadas, que atendem a mais de 100 caminhões/dia. Couto pode garantir tal proeza porque a idade média dos veículos é de apenas 2 anos. O índice de conversão chega a 20%.
Pode-se dizer que a Vamos atua em todos os campos. Para se ter ideia, no agronegócio a empresa opera com 20 caminhões tratores de bitola larga, além de mais de 300 autônomos. Frota que significa aporte de R$ 1,8 bilhão.
O histórico da Vamos é outro lastro e tanto para o transportador. Sua experiência na área de locação chega a 30 anos e ela é abrangente nos negócios. Os equipamentos são dedicados aos segmentos de Alimentos, Ambiental, Agronegócio, Energia, Florestal, Indústria, Mineração, Serviços, Sucroalcooleiro e Transportes.
Ou seja, têm implementos especiais para transporte de madeira, manutenção e rede elétrica, distribuições diversas, compostos de colheitadeira e trator de caçamba, colheitadeiras de diversas culturas de grãos, empilhadeiras para intralogística e máquinas da linha Amarela.