Veículo a hidrogênio roda mais de 1.000 km
A Daimler Truck demonstrou que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser a solução certa para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância. Um protótipo aprovado para rodovias públicas do caminhão Mercedes-Benz GenH2 completou a #HydrogenRecordRun da Daimler Truck, depois de percorrer 1.047 km com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido.
O veículo foi alimentado por um sistema de célula de combustível equipado com tanque de hidrogênio líquido. A viagem teve início na última segunda-feira, 25 de setembro, à tarde, no Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, terminando na terça-feira pela manhã, dia 26 de setembro, na capital da Alemanha, Berlim.
O caminhão saiu totalmente abastecido, com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, e completou a viagem sem que emitisse nenhum CO2. A distância percorrida foi inspecionada pela TÜV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.
Autonomia cobre ida e volta de viagem média
A saída do caminhão foi acompanhada pelo Dr. Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz Trucks, junto com Petra Dick-Walther, Secretária de Estado para Assuntos Econômicos da Renânia-Palatinado, contando com a presença da mídia nacional e internacional.
“Hoje é um grande dia! Um caminhão movido a hidrogênio está partindo da Renânia-Palatinado até Berlim. Estamos felizes que uma inovação de tão grande alcance saia daqui, tendo sido desenvolvida e testada na fábrica de Wörth. Este é um testemunho do espírito inovador da Renânia-Palatinado que mudará para sempre a indústria do transporte. Isso representa um marco na transformação e descarbonização do setor de transporte, graças a novas tecnologias. A jornada do caminhão GenH2 até Berlim torna isso tangível e concreto”.
Ideal para transporte de longa distância flexìvel
Após uma viagem de sucesso recorde, o Dr. Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões, dirigiu pessoalmente o caminhão na linha de chegada no Ministergarten em Berlim.
“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada: provamos isso de forma impressionante, ao ultrapassar 1.000 quilômetros com um abastecimento”, disse ele.
Antes da viagem, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 foi abastecido com hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck, no Centro de Testes e Desenvolvimento da empresa em Wörth.
Hidrogênio usado foi produzido a partir do biometano
O hidrogênio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem. O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo. Ambos os tanques foram vedados antes do início da #HydrogenRecordRun pela TÜV Rheinland.
A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos. Essa solução tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso.
Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo ao de um caminhão a diesel convencional.
Montadora aposta no hidrogênio e nos elétricos
A Daimler Truck concentra seus esforços para a mobilidade sustentável sobre dois sistemas. Desenvolve veículos movidos a hidrogênio e a bateria.
A Daimler Truck, comprometida com o Acordo Climático de Paris, desenvolve novos veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais (Europa, EUA e Japão). Os caminhões elétricos à bateria são a escolha ideal para distribuição urbana, bem como para transporte em longas distâncias com rotas planejáveis e opções de carga adequadas.
As unidades à base de hidrogênio, segundo a engenharia da empresa, entretanto, podem ser uma solução ainda melhor, especialmente para implementações muito flexíveis e particularmente exigentes em transportes pesados e de longas distâncias.
Ressalte-se que a disponibilidade de infraestrutura adequada, de eletricidade e de hidrogênio verdes suficientes, é crucial para uma transição bem-sucedida para tecnologias isentas de emissões. A Daimler Truck está convencida de que a cobertura rápida e econômica desta demanda de energia só pode ser alcançada com ambas as tecnologias.
Veículo a hidrogênio pode ser lançado em 2026
Há três anos a Daimler Truck anunciara em Berlim o compromisso de investir em grande escala na tecnologia do hidrogênio. Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, apresentou pela primeira vez ao público o Conceito do Caminhão Mercedes-Benz GenH2 para sublinhar a estratégia tecnológica da Companhia.
Depois disso foi criada a Cellcentric, uma joint venture com o Grupo Volvo, que construirá uma das maiores instalações de produção de células de combustível da Europa. Desde 2021, os primeiros protótipos do Mercedes-Benz GenH2 estão sendo submetidos a testes rigorosos e, mais recentemente, demonstraram as suas capacidades no Passo do Brenner, uma das rotas de trânsito mais movimentadas e desafiantes da Europa.
A bem-sucedida #HydrogenRecordRun agora registra um marco adicional na estrada para o transporte sustentável. Os caminhões movidos a células de combustível serão testados pelos clientes nos próximos anos, enquanto o objetivo permanece firmemente definido para introduzir a versão de série do Mercedes-Benz GenH2 na segunda metade da década.