A nova geração de motores FPT

A nova geração de motores FPT

A FPT Industrial compareceu em grande estilo à Fenatran 2022 onde apresentou seus motores Euro 6, desenvolvidos para obter a máxima eficiência energética. Para conseguir otimizar o desempenho, esses propulsores integram injeção Common Rail, turbocompressor de Geometria Variável e sistema de pós-tratamento HI-eSCR.

O FPT F1C Euro VI, já traciona o Iveco Daily e o Volkswagen Delivery Express+, mas agora vem otimizado, produzindo mais torque em baixas rotações, consumo de combustível até 6% inferior e apresenta intervalo de revisões de até 30 mil quilômetros, para aumentar a disponibilidade dos veículos.

Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o motor 3,0 litros de 156 cv a 180 cv de potência, recebeu bomba de combustível com maior vida útil; injetores tipo solenoide, com gerenciamento de múltiplas injeções e maior precisão com volume de diesel.

A nova central de controle eletrônica, com capacidade de processamento de dados superior, otimização do controle de injeção de combustível e proteção do motor. Já o desempenho termodinâmico foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente.

Tecnologia seletiva

O desenvolvimento considerou a adequação ao diesel do país, tecnologias e condições de rodagem, com solução de pós-tratamento combinada SCR (redução catalítica seletiva)/EGR (recirculação de gases de escape), para melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação.

Nas operações urbanas, menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada. Baixos consumo de combustível e custos operacionais são primazias do F1C Euro VI, que pode alcançar mais de 3.500 km com um tanque de Arla 32.

“O FPT F1C Euro VI é o melhor motor da classe em potência e torque, com baixo consumo de combustível e baixo custo operacional. Somado a estas qualidades, disponibiliza máxima eficiência e mínimo consumo de óleo, com maiores intervalos de manutenção”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.

O motor FPT N67, por sua vez, uma solução mais compacta e econômica, ficou ainda mais potente, econômico e tecnológico na versão Euro 6. A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de unidades produzidas desde 2001.

O FPT N67 Euro VI traz a exclusiva solução em pós-tratamento HI-eSCR patenteada pela FPT Industrial. A nova calibração entrega melhores controles e eficiência em dirigibilidade e consumo, além do freio motor de última geração. Sem EGR, o motor garante a máxima eficiência de combustão, significativa redução do consumo e maior desempenho.

A potência chega a 320 cv, um ganho adicional de 20 cv, torque de até 1.100 Nm, eficiência de combustível e a melhor confiabilidade da categoria, o FPT N67 Euro VI ficou ainda melhor. Com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR, a solução de pós-tratamento HI-eSCR se destaca pela simplicidade e economia (sem regeneração ativa).

O Cursor 13 do S-Way

O novo Iveco S-Way apresentado na Fenatran é equipado com o motor FPT Cursor 13 Euro VI, que oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade, redução das emissões e consumo de combustível até 15% inferior.

A redução no consumo foi alcançada graças a calibração do motor com a nova transmissão, desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a melhor escolha de troca de marchas, e a

O FPT Cursor 13 Euro VI apresentado na feira também vem com a tecnologia HI-eSCR. O motor pode ter 480 cv com 2450 Nm e 540 cv com 2550 Nm. O motor de 12,9 litros do Iveco S-Way recebeu atualizações como o hardware de última geração, integração de novos componentes como pistões de aço; cabeçote em HTS, com alta capacidade de dissipação de calor, reduzindo riscos de trinca, e menor quantidade de peças móveis, facilitando a sua manutenção.

A calibração para o mercado e o combustível brasileiro apresenta ainda uma nova central eletrônica. Outro diferencial do Cursor 13 do S-Way é o freio motor com quatro estágios o que possibilita a máxima eficiência de frenagem em qualquer situação. A potência máxima do freio motor no 4º estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

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