OF 1721 renova frota urbana de Belém

OF 1721 renova frota urbana de Belém

O sistema de transporte urbano de Belém terá sua frota renovada com a aquisição de 300 ônibus montados sobre chassi OF 1721 L pelas operadoras locais. As unidades contam com suspensão pneumática, ar-condicionado e wi-fi, além de outras conveniências aos passageiros.

A nova frota será operada por 19 operadoras do transporte coletivo da capital paraense. Depois de selecionado o modelo, Mercedes-benz, Rodobens de Ananindeua, PA; e Setransbel, o Sindicato das Empresas de Transporte Passageiros de Belém fecharam o negócio.

As primeiras unidades do OF 1721, o chassi de ônibus urbano mais vendido do Brasil, começaram a ser entregues em janeiro e a entrega total acontecer ainda neste semestre. Ressalte-se que esse foi um fator decisivo para o negócio.

Custo x benefício

“O investimento realizado integralmente por nossas associadas supera R$ 250 milhões na renovação da frota e amplia a participação da marca Mercedes Benz em nossa operação, que precisa de equipamento confiável, robusto e de baixa manutenção, para garantir maior conforto ao usuário” destaca Paulo Gomes, presidente do Setransbel.

Gomes ainda adiciona: “Com essa renovação, colocamos Belém e a sua Região Metropolitana na vanguarda, iniciando uma nova era na mobilidade urbana local”.

COP 30 será em Belém

O executivo lembra: “A realização de todo esse investimento foi viabilizada através do acordo inédito e histórico firmado com o governo do estado e com a prefeitura de Belém, no qual foi estabelecida a desoneração do ICMS e do ISS, que reduziu significativamente o impacto tributário para as empresas e por consequência para a tarifa”.

A nova frota de veículos Euro 6 prepara Belém com uma frota sustentável para sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Conveniências

Além da suspensão pneumática, os novos ônibus também oferecem aos passageiros ar-condicionado, wi-fi e outros acessórios, para levar mais conforto e praticidade para os usuários do transporte coletivo urbano local.

Os motores Mercedes-Benz dos OF 1721tem tecnologia BlueTec 6 reduzem drasticamente as emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar para os usuários de ônibus e para a população com um todo.

Referência entre urbanos

“Campeão de vendas no país, considerando todos os modelos de ônibus do mercado, o chassi OF 1721 se destaca pela mobilidade sustentável, assegurando redução nas emissões de poluentes”, lembra Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Para o executivo, a forte presença dos ônibus da nossa marca na renovação de frota em Belém contribui para o perfil mais ecológico que está sendo aplicado ao sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana.

“Além disso, nossos ônibus se destacam pela robustez, baixo consumo de combustível e excelente custo operacional, o que resulta em rentabilidade para as empresas operadoras.”

Economia e força

“Belém já olha com muita atenção para os elétricos”, diz Walter Barbosa. “Para esta moderna demanda, a Mercedes-Benz também tem solução em seu portfólio, com o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a bateria, cujas primeiras entregas já estão sendo feitas a empresas de São Paulo, capital. Ou seja, os clientes encontram tudo o que precisam dentro da nossa marca.”

O OF 1721 é oferecido também com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros, mas também é adequado para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias.

O chassi admite carroçarias de até 13,2 metros e vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Motor é referência quando os assuntos são economia no consumo de combustível e alto torque em baixas rotações.

27/03/2024

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *