Daimler Buses: vendas devem crescer 10%

Daimler Buses: vendas devem crescer 10%

A Daimler Buses inicia as ações para elevar sua competitividade no longo prazo, estabelecendo como meta 8% de retorno ajustado sobre as vendas a partir de 2025 e 9% até 2030. O objetivo é elevar o lucro, apesar de condições pouco favoráveis, e formar lastro para investimentos futuros.

Os planos são para que a empresa se torne mais lucrativa ainda, mesmo em condições aquém das ideais. Acima de tudo, pretende-se proporcionar à companhia os meios para arcar com os investimentos necessários relativos à transformação e para reforçar sua competitividade no longo prazo.

Portfólio em expansão

Juntamente com a expansão consistente de seu portfólio de ônibus elétricos, a Daimler Buses planeja alinhar ainda mais sua oferta de serviços às novas necessidades dos clientes.

Os planos incluem o impulsionamento da digitalização de produtos e processos a fim de criar maior valor agregado aos clientes e aumentar a eficiência da empresa. A implementação de todas as medidas será feita de forma coordenada, contribuindo para uma estratégia holística orientada ao cliente.

Esse posicionamento estratégico foi anunciado por Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, em evento realizado no dia 18 de março em Madri, capital da Espanha.

Década do ônibus

Oberwörder comentou: “A transformação de nossa indústria está em pleno andamento e a demanda por meios de transporte ecológicos aumenta continuamente. Podemos tornar o mundo mais sustentável com nossos ônibus livres de emissões locais de CO2 e assim dar uma significativa contribuição para mitigar efeitos das mudanças climáticas”.

“Estamos firmemente convencidos de que esta é a ‘década do ônibus – continua o executivo -, e pretendemos fazer o melhor possível para aproveitar ao máximo as oportunidades que se abrem e, a partir de uma posição forte, deixar nossa marca na transformação com produtos e serviços inigualáveis.”

Rodoviários

As viagens de ônibus devem aumentar de forma importante no mundo todo nos próximos anos, segundo a diretoria da Daimler Buses. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, por exemplo, avalia que a demanda de mobilidade por ônibus vai aumentar cerca de 10% na Europa e na América Latina, entre 2019 (antes da pandemia de Covid-19) e 2030.

O maior impulsionador dessa tendência deverá ser o transporte coletivo urbano. Nesse contexto, o foco continuará a mudar significativamente para ônibus livres de emissões locais de CO2.

A União Europeia, por exemplo, estabeleceu especificações correspondentes no início de 2024: no mínimo 90% de todas as compras de ônibus urbanos novos por frotistas devem consistir de veículos livres de emissões locais de CO2, a partir de 2030. Também a partir de 2030, os planos são de que os ônibus rodoviários passem a emitir 45% menos CO2.

Futuro próximo

A Daimler Buses busca um roteiro claro em todos os segmentos para a eletrificação. Ônibus urbanos movidos a baterias já são produzidos em série desde 2018. Ônibus elétricos intermunicipais deverão seguir essa tendência a partir de meados desta década até 2030.

Os planos futuros preveem que os ônibus compartilhem cada vez mais a transmissão elétrica, componentes e tecnologias, sempre que possível, com caminhões elétricos do Grupo Daimler Truck. A Daimler Buses anunciará mais novidades sobre sua estratégia de eletrificação nos seus “eMobility Days” no final do ano.

Elétricos em destaque

A intenção da empresa é intensificar os negócios de sua subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH relacionados aos sistemas elétricos que venham todos de uma única fonte. Os operadores de frotas elétricas solicitam cada vez mais pacotes completos de soluções. Ao unir forças com a Daimler Buses e outros parceiros, a Daimler Buses Solutions GmbH consegue fornecer toda a infraestrutura eletrônica necessária para as garagens.

A empresa trabalha atualmente em mais de 20 projetos e tem atendido clientes em toda a Europa desde meados de 2023. No início deste ano, a Daimler Buses Solutions GmbH alcançou um marco importante num grande projeto: a construção de 41 estações de recarga de baterias, com um total de 122 pontos na garagem de ônibus de um operador de transporte público de Haia, na Holanda.

A subsidiária também está expandindo seu portfólio para incluir infraestrutura de hidrogênio para as necessidades que deverão surgir no futuro.

Serviços digitais

Para dar suporte a essa evolução, os serviços incluem uma densa rede de oficinas para garantir a reparação rápida de veículos que tenham estado envolvidos num acidente ou tenham sido avariados.

Para isso, a empresa continua a contar com pontos de atendimento próprios em toda a Europa. Os planos visam aumentar ainda mais a disponibilidade de peças de reposição com a ajuda de métodos de impressão 3D.

A Daimler Buses planeja impulsionar ainda mais os serviços digitais e deverá se basear em ferramentas de análise de última geração e inteligência artificial. A empresa pretende criar “gêmeos digitais” dos seus ônibus, em todas as séries, de forma a prestar o melhor apoio possível aos clientes no processo de pós-venda. Isso envolve a digitalização completa de todos os ônibus que serão produzidos no futuro, permitindo identificar mais rapidamente peças desgastadas ou, em caso de avaria, as peças de reposição.

Atualizações OTA

Os planos visam implantar a montagem digital dos ônibus em toda a produção, o que significa que todos os componentes das respectivas séries serão compilados digitalmente de forma prévia e na sequência correta para montagem, com análise das etapas individuais do processo. Isso viabiliza a otimização prévia do processo de montagem a fim de reduzir ao mínimo as modificações posteriores do processo, o que contribui para um processo de produção ainda mais eficiente.

Além disso, a Daimler Buses planeja introduzir atualizações “OTA” (“over- the-air”) em seu portfólio. Os primeiros veículos estão previstos para serem equipados com essa tecnologia a partir de meados da década, permitindo a atualização dos ônibus para a versão mais recente do software – de forma rápida, simples e sem necessidade de visita à oficina

Resultados animam

A Daimler Buses vendeu cerca de 26,2 mil unidades em todo o mundo no ano passado, nada menos que 9% a mais que o ano anterior. O aumento nas vendas unitárias deveu-se principalmente a uma recuperação no mercado europeu de ônibus, que levou a um aumento significativo nas vendas unitárias na Europa de 26%, para cerca de 8 mil unidades.

Em 2023, a empresa gerou um retorno ajustado sobre as vendas de 4,7, o que constitui um aumento significativo em relação ao ano anterior (PY 0,4%). Um desenvolvimento positivo do mercado e uma implementação consistente de medidas de eficiência tornaram possíveis estes bons resultados.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *