Ônibus elétricos confirmam tendência

Ônibus elétricos confirmam tendência

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, terá 95 coletivos elétricos e já é chamada de a capital do ônibus Mercedes-Benz eCitaro. A aquisição inclui modelos padron e do eCitaro G articulado.

A compradora é empresa VHH – Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein, operadora de serviços de transporte público daquela cidade. O primeiro dos ônibus totalmente elétricos e livre de emissões locais está previsto para ser entregue no final deste ano e as demais serão entregues no primeiro semestre de 2024.

Frota de elétricos será centenária

A VHH aprovou os elétricos, tanto que já dispõe de 37 eCitaros e eCitaro G em operação. Os primeiros veículos entraram em operação em 2020. Portanto a partir do ano que vem a empresa terá 132 carros 100% elétricos na frota.

“Hamburgo é uma das capitais europeias mais adequadas para o nosso eCitaro”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Gostaríamos de agradecer a VHH pela confiança que depositaram em nosso produto, resultado que pode ser visto pela encomenda de grande porte que fizeram”.

VHH só compra elétricos desde 2020

“Desde 2020, a VHH só tem adquirido ônibus elétricos para Hamburgo – afirma o Dr. Lorenz Kasch, diretor administrativo da VHH – Estamos abrindo novos horizontes e felizes de podermos contar com esses veículos. Muito progresso já foi feito, especialmente em termos de autonomia e disponibilidade”.

A recente encomenda inclui 47 ônibus eCitaro Mercedes-Benz de três portas e 48 veículos eCitaro G articulados. Os modelos apresentam a mais recente tecnologia de baterias NMC3 de alta performance, com uma capacidade energética de 490 kWh para o ônibus padron e de 588 kWh para o ônibus articulado, garantindo uma autonomia que dispensa recargas intermediárias.

Segurança é prioridade do projeto eCitaro

Desde o projeto os eCitaro têm integrado vários equipamentos de segurança. Itens de série são a proteção por estabilizador, o ESP – sistema eletrônico de estabilidade nos ônibus padron e proteção contra o efeito “L” com o controlador de articulação giratória ATC – Articulation Turntable Controller nos articulados.

O conforto está no mesmo plano. Passageiros com mobilidade reduzida contam com área dedicada no modelo padron ou até três nos ônibus articulados, estas para as cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê. Duas tomadas USB possibilitam a recarga de dispositivos em todos os bancos, que contam telas de 29 polegadas que trazem informação e entretenimento para os passageiros a bordo.

Elétricos são prioridade na Verkehrsbetriebe

A Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein é considerada uma grande operadora na Europa, já que  opera 170 rotas, conta com mais de 2.300 funcionários e uma frota de 670 ônibus em 17 locais diferentes. A VHH é a segunda maior empresa de transportes locais do norte da Alemanha.

Os veículos cobrem cerca de 34 milhões de quilômetros por ano em Hamburgo e na cidade de Schleswig-Holstein, transportando cerca de 62 milhões de passageiros. A espinha dorsal da frota é o Citaro da Mercedes-Benz com baixas emissões e o eCitaro, elétrico de zero emissão. .

VHH batiza suas ações de zero emissões como Elexity

Com a marca elexity, a VHH está reunindo todos os aspectos da mobilidade sustentável que vão desde a infraestrutura das garagens até os funcionários especialmente treinados e veículos que funcionam com 100% de eletricidade ecologicamente correta. Desde 2020, a VHH compra apenas ônibus livres de emissões. O objetivo é converter a frota de veículos da VHH em unidades livre de emissões até a década de 2030.

revtransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *