ZF produzirá freio elétrico no Brasil

ZF produzirá freio elétrico no Brasil

A ZF anuncia a nacionalização da produção do sistema de segurança ativa EPB – Electric Parking Brake, um freio elétrico de estacionamento que proporciona uma grande evolução nos veículos de passeio e comerciais.

A iniciativa coloca a ZF como a primeira empresa do setor automotivo a produzir o freio de estacionamento elétrico no país. A empresa é líder global no fornecimento deste sistema e já registra cerca de 150 milhões de unidades vendidas.

A fábrica de Limeira, SP, terá uma linha específica para a produção do EPB. A estratégia é de que a planta seja responsável pelo fornecimento do freio para montadoras no Brasil e Argentina.

Na sua primeira fase, serão atendidos os mercados OEM desses dois países. E mais, Maurício Sica, gerente sênior de Engenharia da ZF, adianta que serão atendidos os veículos SUV comercializados no Brasil. Depois virão as aplicações em veículos sedans grandes, hatch e caminhões leves. 

Múltiplas utilidades

A nova linha de Limeira segue o mesmo padrão das linhas de produção europeias, com processos totalmente automatizados e digitalizados. A produção está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, SP, que realiza os processos de fundição e usinagem. 

A linha de montagem segue os conceitos da indústria 4.0. Utiliza robótica avançada, sensores e câmeras de visão de última geração. Isso garante segurança, qualidade do produto e robustez do processo. Dados funcionais, performance e qualidade de cada unidade montada, são checados no momento da montagem, armazenados e são utilizados através de ferramentas digitais de modo a possibilitar a constante melhoria do processo.

Um dos pontos altos da linha é a utilização do “Cobot”, ou Robô Colaborativo, um conceito no qual homem e máquina dividem o mesmo espaço de forma planejada e harmonizada. O “Cobot” interage com o homem de forma colaborativa aumentando a produtividade.

Mais um destaque é a utilização dos conceitos “Lean Manufacturing”. Uma manufatura enxuta que otimiza a produtividade e minimiza o desperdício, graças ao acompanhamento detalhado de cada etapa. Esse monitoramento ocorre desde o recebimento dos componentes até o processo final de embalagem do produto e seu envio ao cliente.

Automatização

O EPB permite a combinação da utilização de freios de serviço a disco ou tambor no eixo traseiro. Além disso, a automatização da função permite eliminar a alavanca manual de freio. E mais, retira algum peso do veículo e aumenta a eficiência energética, graças à redução do atrito residual entre pastilha e disco após a liberação do freio.

O acionamento ocorre por meio de um botão que substitui a tradicional alavanca e pode ser colocado em qualquer ponto do veículo, a critério de cada montadora. Com sua característica de alta flexibilidade e melhor conveniência técnica e operacional, o sistema pode ser acionado automaticamente em várias situações.

O EPB pode ser acionado automaticamente assim que o carro for desligado, quando a alavanca de câmbio estiver na posição “P” ou quando uma das portas for aberta, entre outras.

A desativação também pode ser feita conforme determinação técnica de segurança da engenharia de cada marca. Por exemplo, o sistema pode ser liberado apenas quando o veículo estiver com o motor ligado, alavanca de câmbio na posição “D”, o pedal do freio acionado e com o cinto de segurança afivelado.

Partida em rampa

Além da segurança máxima, o EPB elimina a necessidade de cabos mecânicos que normalmente ficam entre a alavanca de freio e as rodas traseiras do veículo.  Atuadores compactos são acionados por motores elétricos que garantem a aplicação do freio de estacionamento, oferecendo melhorias no desempenho, conveniência e conforto ao motorista.  

Além da função básica, outras funções são agregadas ao sistema de freio através do software do EPB contido na ECU (Unidade Eletrônica Central).  Algumas montadoras preferem que o software do EPB seja integrado a ECU do veículo e neste caso o EPB torna-se um EPBi.

Outra função que proporciona um grande conforto é o “Hill Hold”, que evita que o veículo recue em partidas em subida até que o motorista acelere. Nesse caso, o software lê a condição de inclinação e parada do veículo, aciona o freio auxiliando o motorista na condição de rampa e o libera imediatamente quando o acelerador é acionado.

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