Volvo reafirma liderança com os Euro 6

Volvo reafirma liderança com os Euro 6

A Volvo replicou sua liderança no segmento de veículos no transporte de cargas brasileiro em 2023 com o emplacamento de 10.296 unidades Euro 6, envolvendo os modelos FH, FM e FMX. O resultado levou a marca a estabelecer uma participação de 30,7% nas vendas de caminhões pesados no mercado brasileiro.

Na linha VM as entregas da marca em veículos Euro 6 também foram expressivas, com 3.724 unidades e 27% de participação, considerando veículos semipesados e pesados. “Para completar, o Grupo Volvo cresceu 17% em todo o mundo e é líder europeu nas vendas de veículos comerciais elétricos, com market share de 49%

“Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado mostrou grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Euro 6 se destacaram

Ao todo, a Volvo entregou 19.647 caminhões no Brasil em 2023. Desse total, 14.020 unidades foram de veículos Euro 6, tecnologia de emissões que passou a ser obrigatória em veículos produzidos no país no ano passado.

“Fomos muito além de baixar emissões. Nossa linha 2023 deu um verdadeiro salto em produtividade e segurança nos transportes, fato atestado pela larga preferência dos clientes”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor Executivo da Volvo Caminhões.

O executivo ressalta o acerto da estratégia da montadora em apostar nos veículos Euro 6: “Tínhamos um estoque bastante reduzido de veículos Euro 5 e apesar disso no final do primeiro semestre já tínhamos recuperado a liderança de vendas”, lembra. No ano, a participação de caminhões acima de 16 t foi de 23,9%.

Na América Latina foram entregues 23.652 caminhões Volvo. Além do Brasil, que atingiu 83% deste volume, outros mercados de destaque foram o Peru (2.007 unidades) e Chile (1.351 unidades).

FH mantém preferência

Com 7.200 unidades emplacadas, o FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as classes, uma posição alcançada pela quinta vez consecutiva. Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação.

Outro destaque de vendas da Volvo foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. “Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 como a Volvo”, assegura Cavalcanti.

A linha VM continua ganhando espaço em diferentes áreas do transporte. No ano passado, os modelos VM Euro 6 pesados e semipesados ficaram com 27% de market share nos segmentos onde operam. Esses caminhões transportam cargas diversas como hortifrutigranjeiros, insumos de construção, bebidas, refrigerados, alimentos e em uma infinidade de outras mercadorias, seja em operações urbanas, regionais, de curta, média ou longa distância.

A nova geração VM é equipada com motor de fabricação própria da Volvo, oferece potências maiores, de 290cv a 360cv, e á até 10% mais econômico. Em 2023 houve 6.896 emplacamentos de caminhões VM, sendo 3.724 unidades de versões Euro 6 do modelo.

Vocacionais evoluem

A montadora também manteve sua posição no segmento vocacional, onde oferece veículos para atender desde o setor de construção leve com o VMX, até o transporte muito severo, com o FMX 540 cv para 250 toneladas de cmt.

A Volvo manteve a liderança nos modelos para a cana de açúcar, com 34% de participação e também em caminhões para a indústria florestal, com 36% de participação. “Nossa linha tem tecnologia, robustez, durabilidade e muita eficiência para operações off-road”, diz Cavalcanti.

Para complementar o atendimento aos clientes em todos esses segmentos, a Volvo investiu cerca de R$ 100 milhões na rede de assistência técnica. Hoje as 106 concessionárias da marca oferecem 1.800 box aos clientes. Foram mais que 145 mil caminhões. Resultado: o pós-venda cresceu no ano passado 21% e orgulha-se por atender a 8 entre 10 caminhões com o Plano de Serviços Volvo.  

Vendas digitais

A aceitação do serviço decorre da confiabilidade e no conhecimento e cuidado da marca para garantir a máxima disponibilidade de seus veículos. O Volvo Connect, a plataforma de conectividade da marca, cresceu em 20% o número de contratos no último ano.

Cavalcanti adiciona que as Vendas Digitais chegaram a R$ 70 milhões em 2023, resultado 60% superior ao de 2022. Ele celebra também os 25 anos do sistema de seminovos, antigo programa Viking, que no ano passado comercializou nada menos que 1.799 unidades. Nos 25 anos foram 20 mil veículos.

Exportações em alta

No período outro segmento a destacar foi o de exportações de autopeças. Foram enviadas 2.781 caixas de câmbio eletrônicas I-Shift para plantas da Volvo nos EUA, Austrália e África do Sul; 2.953 cabines de caminhão para a linha de montagem da marca na Bélgica e 8.595 blocos de motor para a matriz da Volvo, na Suécia.

“Nossa fábrica de Curitiba tem exatamente o mesmo padrão de tecnologia e qualidade das demais do Grupo. Isso nos habilita a atender qualquer mercado global. Temos muito orgulho em ver componentes feitos no Brasil equipando caminhões Volvo no mundo todo”, comemora Lirmann.

29/02/2024

revtransporte

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