Volvo lança FH Cross Country na Agrishow

Volvo lança FH Cross Country na Agrishow

Presente na Agrishow 2024, a Volvo reservou para o evento o lançamento do Cross Country (XC), um pacote de itens para complementar e aprimorar ainda mais o FH 6×4 que é largamente utilizado na agricultura.

Agora, o caminhão mais vendido do Brasil pode vir repleto de elementos de proteção para a lida no campo, complementos que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão e asfalto.

“É o FH perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor Executivo da Volvo Caminhões.

O executivo destaca ainda que o agro é responsável por 60% das vendas da Volvo, que incluem caminhões semipesados e pesados a partir de 16 t. “Além de o FH representar 23% das vendas do mercado, os vocacionais tem crescido substancialmente aos 29% do segmento.

Os segmentos mais representativos para Cavalcanti são os de cana de açúcar, que alcança fatia de 34% e o de madeira, market share de 36%.

Defletor de calor

Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto.

Opcionalmente, o pacote Cross Country pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.

Kit fora de estrada  

Se necessário, é possível adquirir o opcional XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, que permite trafegar por terrenos mais acidentados.

Para proteger os faróis dos comuns pedras e tocos, a montadora instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico. Ela é articulada, permitindo operações de limpeza e manutenção mais fáceis e rápidas.

Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

Disponibilidade

Por si só, o pacote XC já aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. E para reforçar isso ainda mais, tem a flexibilidade de ser montado nos FH 6×4 sem redução nos cubos ou com redução nos cubos.

“O XC tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais”, explica Jeseniel Valerio, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo.

Além do alarme de ré, para maior segurança em manobras, na parte de trás as lanternas são de LED, sem a necessidade de troca de lâmpadas. Também para maior segurança e garantir maior visibilidade dos monitores, o cinto de segurança do motorista é vermelho.

Mas não é só. Além dessas mudanças, o pacote Cross Country tem uma diferenciação visual que tornou o modelo exclusivo. Uma identificação de caminhão fora de estrada e um aspecto mais robusto.

Também brilhou na Agrishow o VMX 360 MAX, semipesado desenvolvido na sua versão vocacional para as operações de apoio nas áreas de produção. É um multifunção que opera como carros de abastecimento, manutenção, pulverização e outros tipos de atendimento no campo..

revtransporte

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