Volvo BZL já roda pelas ruas de Curitiba

Volvo BZL já roda pelas ruas de Curitiba

A Volvo inicia na próxima segunda feira, 4 de setembro, testes intensivos de um mês do chassi de ônibus urbano BZL 100% elétrico. O veículo operará nas linhas Inter 2 e Interbairros II, circulares entre dezenas de bairros na cidade de Curiba, capital paranaense.

A ideia da Prefeitura de Curitiba é recuperar o nível de atratividade do transporte público da cidade e melhorar a qualidade do ar na cidade. Luiz Fernando Jamur, presidente do IPPUC, a região perdeu 28% de ipk nos últimos 10 anos, ao mesmo tempo em que 22% da população se movem a pé.

Jamur destaca a importância da iniciativa da Prefeitura, que prevê a incorporação de 70 ônibus elétricos à frota, de maneira a tirar o máximo de automóveis nas ruas, através de um transporte público de qualidade, eficiente, confortável e seguro.

Autonomia pode chegar a 300 km

O chassi Volvo BZL introduz outra grande novidade no sistema curitibano. São os ônibus com piso baixo, próprios para embarque ao nível do meio fio, das calçadas.  Ogeny Maia, presidente da URBS detalha: “São ônibus com quatro pacs, que somam 376 kV, com capacidade para até 90 passageiros e autonomia de até 300 km.”

Este primeiro modelo em testes tem 12,6 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, versão que replicará a demonstração nas cidades de São Paulo no Brasil e em Santiago do Chile e Bogotá, capital da Colômbia.

Entretanto, o sistema de canaletas – que usa as estações tubo – terão o reforço dos novos articulados e biarticulados. Esses chassis serão lançados ainda este ano, promete o presidente da Volvo Bus, André Marques.

Energia fotovoltaica chega às estações

Também até o final do ano acontece a concorrência internacional para a compra de 70 novos ônibus. Palavra de Rafael Greca, prefeito Municipal de Curitiba. “Estamos trabalhando para ser o primeiro município no rol das sete cidades mais inteligentes do mundo no trato ao meio ambiente”, comemora ele.

As próximas ações, segundo Greca, serão a instalação de telhados fotovoltaicos nas novas estações, com prismas solares. Os painéis solares também cobrirão os pontos de embarque e desembarque antes de junho de 2024, mês no qual os 70 ônibus já estarão nas ruas.        

O BZL Elétrico vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas da cidade. Por essas linhas circulam 135 mil passageiros/dia e se integram com o BRT da cidade em diversos terminais.

Em 2024 frota de elétricos será de 70 unidades

 “Esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização. Temos uma ‘visão zero’ – zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos – e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros”, assegura.

A demonstração em Curitiba faz parte do atendimento dos requisitos do edital publicado pela URBS, o órgão gestor do transporte público de passageiros daquela capital, para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024.

“A performance dos ônibus elétricos Volvo tem sido muito positiva na Europa e em diversos países de outros continentes. Agora vamos mostrar que esse bom desempenho se repetirá nas condições severas que temos na América Latina”, observa Alexandre Selski, diretor de Eletromobilidade em Ônibus da Volvo.

Definição do veículo será por eficiência

Os principais pontos que serão avaliados durante a demonstração são os considerados pontos-chave. Estes vão desde o consumo de energia, a autonomia das baterias, o nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

O Volvo BZL Elétrico é um chassi 4×2 destinado a operações urbanas e metropolitanas. É equipado com baterias de íon lítio de 94 kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias. É movido por um motor elétrico de 200kW e torque de 425Nm, instalado na parte traseira.

O veículo tem 12,6 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia para até 300 km, irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.

Controle automático de velocidade baixa acidentes

Outro avanço que poderá ser integrado ao Volvo BZL é que o chassi já está preparado para a ativação do serviço de Controle Automático de Velocidade. Essa tecnologia utiliza a conectividade GPS do veículo para identificar com exatidão a área de circulação e reduzir a velocidade automaticamente em locais críticos. Também conhecidas como Zonas de Máxima Atenção.

“A Volvo tem uma visão Zero Acidentes com os veículos da marca. Esse serviço é um importante auxílio para reduzir riscos na circulação próximo a escolas, dentro de terminais ou qualquer outro local com grande fluxo de pedestres, por exemplo”, explica. Ao ser implantado pioneiramente nos biarticulados de Curitiba em 2018, o Controle Automático de Velocidade reduziu em 50% os acidentes no primeiro ano de ativação.

Com uma atuação voltada à economia, eficiência e segurança, a Volvo Buses é uma das principais fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo, com mais de cinco mil ônibus eletrificados rodando em dezenas de países. A meta da Volvo é que 50% dos ônibus comercializados pela marca sejam elétricos até 2030.

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